Clínica Geral

Hipoglicemia reativa: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 10/02/2014

A hipoglicemia reativa se caracteriza pela baixa concentração de glicose no sangue que pode afetar as pessoas diabéticas ou não diabéticas.

hipoglicemia reativa

Ela ocorre por volta de três a cinco horas depois das refeições, como consequência do desequilíbrio entre os níveis de glicose e insulina no sangue. Geralmente, ela manifesta em pessoas predispostas depois do consumo de alimentos ricos em açúcar e nas pessoas submetidas à cirurgia do estômago, ou em fase inicial da resistência à insulina.

A hipoglicemia reativa ocorre quando os níveis de glicose no sangue ( açúcar no sangue) não estão alto suficientes para fornecer energia às células cerebrais. As outras células do corpo possuem energia por causa da quebra de gorduras e proteínas armazenadas, mas os neurônios são nutridos exclusivamente pela glicose. A hipoglicemia reativa é um aviso de que as células nervosas estão alteradas, em sofrimento.

O diagnóstico da hipoglicemia reativa é realizado através do exame de curva glicêmica de 5 horas. Um exame de curva glicêmica de 3 horas pode conferir um resultado falso negativo.

Causas da hipoglicemia reativa

A hipoglicemia reativa  possui várias causas e é diagnosticada frequentemente em pacientes diabéticos, mas pessoas sem o diagnóstico de diabetes mellitus também podem apresentar esta condição devido a outros fatores, como:

  • Pré-diabetes
  • Má alimentação
  • Doenças hormonais
  • Gastrite com a bactéria H. Pilory
  • Síndrome de dumping ( síndrome que ocorre em 15% dos indivíduos que realizam uma cirurgia gástrica)
  • Intolerância à frutose
  • Galactosemia
  • Sensibilidade à leucina

 

hipoglicemia reativa

Sintomas

Segundo o médico Drauzio Varella , os sintomas da hipoglicemia podem ser produzidos pelos hormônios de contrarregulação e pela redução de glicose no cérebro.

Os sintomas produzidos pelos hormônios de contrarregulação  são : tremores, tonturas, palidez, suor frio, nervosismo, palpitações, taquicardia, náuseas, vômitos e fome.

Já os sintomas produzidos pela redução de glicose no cérebro são: alterações do nível de consciência, perturbações visuais e de comportamento que podem ser confundidas com embriaguez, cansaço, fraqueza, sensação de desmaio e convulsões.

Tratamento

O tratamento mais eficaz da hipoglicemia reativa é prevenir as crises. Assim como ocorre nos casos de diabetes, é essencial restringir ao máximo o consumo de açúcares.

Mas segundo o médico brasileiro Drauzio Varella  “Uma vez instalada a crise hipoglicêmica, o paciente deve tomar um copo de suco de laranja, ou de refrigerante não dietético, ou meio copo de água adoçada com uma colher de açúcar, ou chupar balas para repor os níveis de glicose. O efeito será mais rápido se esses alimentos forem ingeridos junto com carboidratos de longa duração, como pães, pipocas, biscoitos, etc. Se o nível de consciência estiver comprometido, o paciente deve ser encaminhado para atendimento médico, a fim de receber a medicação adequada.”

Recomendações:

Realize refeições menores e com menos intervalo de tempo entre uma e outra, vai ajudar a prevenir a queda de glicose no sangue.

Antes de dormir faça refeições leves, à base de carboidratos e proteínas. Isto vai ajudar a prevenir crises noturnas de hipoglicemia.

 

Saiba mais:

Açúcar ou gordura: O que engorda mais?

4 Formas de cortar o açúcar, sem crises!

Diabetes mellitus na infância: Quando suspeitar?

Os benefícios da canela contra o diabetes

Diabetes e alimentação: Como manter-se saudável todos os dias

Diabetes mata uma pessoa por hora em SP

Conheça a farinha de banana verde: emagrece e reduz risco de diabetes