Sem categoria

Mito ou verdade: romã é bom para o colesterol

Por Redação Doutíssima 10/02/2014

Os benefícios da exótica fruta romã vão além da sorte prometida pela simpatia popular para quem chupa suas sementes no dia 6 de janeiro. Estudos mostram que a ingestão diária do suco com casca, sementes e a polpa ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim e prevenir o câncer de mama e de próstata.

romã

Na verdade, tanto faz como você ingere a romã. Pode ser em forma de suco, chá, direto na casca ou até fazendo molhos com ela. A romã é uma fruta muito versátil para ser consumida. Alguns nutricionistas dizem que não precisa dispensar a casca e nem as sementes, pois são nelas que os nutrientes que fazem bem para a nossa saúde se concentram.

A nutricionista Vivian Golgberger explica sobre os nutrientes e substâncias presentes na romã. “Ela é composta por vitaminas do complexo B, que auxiliam a circulação; vitamina A, que deixa a pele bonita e ajuda a visão; vitamina C, que beneficia o sistema imunológico e contém ácido fólico, que melhora a saúde cardiovascular”.

Lembrando que não pode exagerar no consumo, é preciso limitar a quantidade diária a no máximo duas frutas por dia, pois  “a fruta concentra alguns componentes que podem atrapalhar a absorção de nutrientes e até mesmo causar desconforto gástrico”, afirma a nutricionista.

Por isso sim, não é um mito, a romã pode diminuir o colesterol ruim ( o LDL) e também o colesterol total, os dois grandes inimigos do nosso coração, presentes em listas de fatores de risco de doenças cardíacas.

Agora que já sabemos dos benefícios da romã para a nossa saúde, separamos uma receita simples de suco de romã para vocês fazerem em casa:

romã

Suco de romã

Ingredientes:

  • 2 litros de água
  • 1/2 xícara de mel
  • 2 pedaços de canela em pau
  • 3 cravos-da-índia
  • 20 romãs maduras

Modo de preparo:

1. Preparar um chá com água, mel, canela e cravo. Adicione todos juntos em uma panela e leve ao fogo até que ferva. Uma vez fervido, deixe cozinhando por dois minutos. Retire do fogo e leve à geladeira.

2. Lave as romãs e depois role-as em uma superfície rígida para que as fibras se quebrem, fazendo com que ela solte mais suco.

3. Abra a romã e dê leves batidas nela com uma colher de pau para que os caroços se soltem. Retire a parte branca para não deixar o suco amargo.

4. Coloque as sementes em um pano de prato e pressione-as dentro de um recipiente. Faça movimentos de torção várias vezes para extrair todo o suco que for possível.

5. Junte o suco ao chá preparado anteriormente, adicione gelo picado e ele está pronto para ser servido!

Saiba mais:

Colesterol HDL e LDL: entenda a diferença

Como elevar os níveis de colesterol bom

4 Alimentos que reduzem o seu colesterol

10 Alimentos que diminuem o seu colesterol

Confira os alimentos amigos do colesterol

Colesterol alto: 3 dicas imperdíveis para baixá-lo

Mulheres: cuidado redobrado com o colesterol alto