Realmente é irritante quando temos aquela crise alérgica, muitas vezes são consequências de tempo, clima, ambiente e contato. Uma delas, que é chamada sinusite alérgica, é a que mais pessoas relatam de ter essa tal crise. E para saber mais sobre ela, nós resolvemos colocar aqui tudo sobre a sinusite, e quais os procedimentos que se deve fazer para controlar a alergia, veja.
Sinusite alérgica : O que é?
É uma infecção bacteriana na mucosa que reveste os seios perinasais. Esses seios são cavidades situadas junto ao nariz, local em que ocorre o acúmulo de muco que, normalmente, precisa ser claro e escorrer sem complicações. Quando os seios perinasais inflamam, origina-se a sinusite alérgica. Pode-se dividi-la em frontal (testa), esfenoidal (osso na base do crânio), maxilar (maçãs do rosto) e etmoidal (entre o globo ocular e o nariz).
Sintomas
Os mais comuns são cefaleia, tosse e coriza. Geralmente a cefaleia pode proporcionar dor na nuca e também na região maxilar. No adulto é comum a aparição de congestão nasal e dor de dente, e nos baixinhos, geralmente, a sinusite está associada ao quadro febril. Quando o incômodo chega aos seios frontais ou etmoidais, as dores de cabeça são fortes e incapacitantes. Além disso, é frequente sentir obstrução nasal acompanhada de catarro sanguinolento, febre e mal-estar.
Aqui está os mais comuns sintomas:
- Dor de cabeça;
- Espirros;
- Dificuldade pra respirar:
- Coriza freqüente;
- Olhos avermelhados e lacrimejantes;
- Dores nos ossos da face;
Causas da Sinusite Alérgica:
A principal causa da sinusite alérgica é a inflamação da mucosa que reveste toda a cavidade nasal devido a um agente externo que causa alergias, que podem estar relacionadas com:
- Ácaros;
- Poeira;
- Intolerância a alimentos;
Os tipos de Sinusite:
- Aguda os sintomas duram até 4 semanas
- Subaguda – os sintomas duram de 4 a 12 semanas
- Crônica – os sintomas duram 3 meses ou mais
A sinusite aguda geralmente é causada por uma infecção bacteriana nos seios nasais resultante de uma infecção do trato respiratório superior. A sinusite crônica se refere ao inchaço e a inflamação a longo prazo dos seios nasais, que podem ser causados por bactérias ou fungos.
Tratamento da Sinusite Alérgica:
A sinusite alérgica é tratada com o uso de antialérgicos, porém as alergias também devem ser controladas através do afastamento dos agentes que a provocam.
São utilizados descongestionantes nasais para facilitar a respiração, e soro fisiológico para a realização de uma lavagem nasal e para a drenagem das secreções acumuladas.
Prevenção
Quando a sinusite alérgica for do tipo aguda, não se deve parar o uso do antibiótico no meio do tratamento, já que é normal os sintomas irem embora antes da medicação. Esse ato será uma maneira de evitar o surgimento de mais complicações e de uma evolução para a sinusite crônica.
Saiba Mais:
Aprenda a fazer um remédio para sinusite
Atchim!! O número de pessoas com alergias triplicou nos últimos 40 anos
Saiba mais sobre a rinite alérgica (febre do feno): sintomas e tratamento
Rinite: Saiba como evitar reações alérgicas dentro de casa
Mito ou verdade: ter animais domésticos diminui risco de alergia