Gestante

3 maneiras de confirmar sua gravidez

Por Redação Doutíssima 11/02/2014

maternidade-gravidez-home

Além das mais notáveis ferramentas de diagnóstico, a intuição de uma mulher (algumas mulheres dizem “sentir” que estão grávidas após momentos da concepção), a ciência médica moderna diagnostica uma gravidez com precisão. Felizmente, hoje em dia existem muitas maneiras de descobrir com certeza se você tem um bebê a bordo:

1.O teste de gravidez caseiro. É tão simples como um, dois, fazer xixi, e você pode fazer tudo isso no conforto e privacidade do seu próprio banheiro. Testes de gravidez caseiros (TGCs) não são apenas rápidos e precisos, mas você pode até começar a usar algumas marcas antes de perceber a falta de menstruação (apesar da precisão melhorar quanto mais próximo estiver do seu 1o dia de menstruação).

Todos os TGCs medem os níveis urinários de gonadotrofina coriônica humana (hCG), um hormônio da gestação produzido pela placenta em desenvolvimento. O hCG entra em sua corrente sanguínea e na urina quase imediatamente após um embrião começar a implantação no útero, entre 6 e 12 dias após a fertilização. Assim que o hCG possa ser detectado na urina, é possível obter uma leitura positiva. Mas há um limite de quanto tempo esses TGCs podem funcionar – eles são sensíveis, mas nem sempre tão sensíveis. Uma semana após a concepção há hCG na sua urina, mas não é o suficiente para o TCG perceber – o que significa que se você testar sete dias antes de seu período menstrual esperado, é provável que você obtenha um falso negativo, mesmo estando grávida.

 

2. O exame de sangue. O exame de sangue para gravidez mais sofisticado pode detectá-la com praticamente 100 por cento de precisão até uma semana após a concepção, usando apenas algumas gotas de sangue. Ele também pode ajudar a datar a gravidez por meio da medição da quantidade exata de hCG no sangue, uma vez que os valores de hCG mudam conforme a gravidez avança. Muitos médicos pedem tanto um exame de quanto de sangue para estar duplamente certos quanto ao diagnóstico.

 

3. O exame médico. Apesar de um exame médico poder ser realizado para confirmar o diagnóstico de uma gravidez, com os TGPs precisos e exames de sangue atuais, o exame médico – que procura por sinais físicos de gravidez, como o alargamento do útero, mudanças de cor na vagina e colo do útero, e uma mudança na textura do colo do útero – é quase fora de questão. Ainda assim, fazer o primeiro exame e começar o pré-natal regular não é.