Maquiagem > Pele

BB Cream: o que é e como usar o produto mais desejado entre as mulheres

Por Redação Doutíssima 11/02/2014

Criado na Alemanha, o BB cream foi inicialmente utilizado por dermatologistas por possuir propriedades calmantes e camuflantes depois da realização do peeling a laser. Enquanto diversas coreanas famosas popularizaram o produto revelando o segredo de suas peles “perfeitas e naturais”, a composição do “Blemish Balm” foi adaptada por grandes grupos cosméticos coreanos, vendendo o produto para o grande público. A tendência do BB cream nasceu na Coreia, mas logo se espalhou pelo Japão, países do sudeste asiático e Estados Unidos, chegando recentemente no Brasil.

 

BB Cream

Funções do BB cream, o produto 4 em 1:

O BB cream é um creme único, revolucionário por substituir, num só tubinho, vários produtos de beleza e maquiagem que aplicamos diariamente. Ele é polivalente por possuir propriedades hidratantes, calmantes, unificantes, anti-rugas, anti-manchas… Além disso, este creme oferece uma proteção solar UV. Como se não bastasse, o BB creme também possui pigmentos que se adaptam a cada tom de pele, proporcionando uma cobertura homogênea e natural, com as propriedades calmantes e hidratantes de um creme hidratante de rosto. É um produto “tudo em um”, sendo uma ótima alternativa às bases, muitas vezes artificiais e ressecadoras da pele do rosto. O BB cream é indicado a todos os tipos de pele, inclusive às peles sensíveis e oleosas, podendo ser utilizado como base de maquiagem sem nenhuma preocupação. Ele cobre naturalmente as irregularidades da pele, melhorando sua textura.

As 4 propriedades presentes em todos os BB creams:

 

  • Oferece uma cobertura natural, uniformiza, ilumina e deixa o rosto com uma pele de bebê;
  • Cobre as imperfeições, vermelhidões e defeitos de pigmentação;
  • Reduz a visibilidade dos poros dilatados, sem os obstruir, melhorando a textura da pele;
  • Oferece uma proteção solar UV.

 

Além disso, alguns BB creams possuem propriedades específicas, como anti-idade, anti-manchas e anti-imperfeições.

Como escolher seu BB cream:

Os BB creams possuem três tipos de cobertura: Leve, médio e forte. O Doutíssima separou algumas dicas para você escolher qual o tipo de BB cream ideal para a sua pele. Confira:

Como escolher o tom: Em todo caso, lembre-se: o BB cream não é uma base. Logo, a cor que sai do tubo pode ser mais clara ou escura do que sua pele. Porém, uma vez espalhado, o BB cream se adapta imediatamente ao tom da sua pele graças a seus pigmentos de “camaleão”. É graças à sua propriedade de adaptação que este creme é conhecido como um produto de perfeição “universal”. Contudo, pessoas com peles claras podem optar por um BB cream com tons mates ou dourados, caso elas desejarem obter um efeito de pele saudável. Já os tons claros do creme podem se adaptar melhor às peles mates ou douradas, se a pessoa desejar clarear levemente os tons de pele faciais.

Peles muito claras, claras e médias: Os BB creams podem ser encontrados em um tubinhos com um único tom ou com dois tons claros – na maioria dos casos, eles vem com dois tons claros pois foram fabricados num país onde a cor de pele mais comum é a clara ou a média. Se desejar, você pode finalizar com o blush, para proporcionar um aspecto saudável ao seu rosto.

Peles mates ou douradas: Para cada tipo de pele existe uma opção de BB cream. Você pode escolher um tom do creme adaptado a peles mais escuras, ou você pode aplicar um blush mais escuro para finalizar a aplicação do creme, ou até misturar um gota da sua base preferida com o BB cream, para obter o tom desejado.

Como aplicar o BB cream:

Antes de tudo, lave o seu rosto com um sabonete ideal para o seu tipo de pele. Em seguida, aplique uma bolinha do BB cream nas costas de sua mão ou aplique-o diretamente no rosto (na testa, bochechas e queixo). Você vai notar que ele se espalhará facilmente, como um creme hidratante normal, se misturando uniforme e perfeitamente com a pele. Se preferir, você também pode aplicá-lo com a ajuda de um pincel macio próprio para bases.

Em casos de peles com imperfeições, marcas de expressão ou rugas, existem duas possibilidades: Utilizar um BB cream anti-idade ou aplicar o BB cream misturado com a sua base preferida, misturando-os antes da aplicação.

A maquiadora Juliana Goes ensina como aplicar o BB cream 8 em 1 da Maybelline. Confira o tutorial aqui!

Quais marcas de BB cream são vendidas no Brasil:

BB Cream

Existem diversas marcas de BB cream, agora é só escolher! Você também pode optar por marcas mais acessíveis como Avon e Natura, que já incluíram o BB cream em suas linhas de produtos de beleza.

E o melhor: os BB creams podem ser removidos como qualquer outra maquiagem para a pele.

Saiba mais:

Como encontrar a base perfeita para você

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Como escolher o tom de corretivo certo para sua pele

Como aplicar blush de acordo com o formato do seu rosto

Blush em creme: como aplicá-lo e quem pode usar?

10 Dicas de maquiagem para peles oleosas

Passo a passo maquiagem leve e linda