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Nutrição

Entenda os benefícios e as desvantagens da dieta vegetariana

Por Redação Doutíssima 11/02/2014

dieta vegetarianaA dieta vegetariana conquistou seu espaço. Essa não é uma dieta que surgiu por estudos clínicos ou indicações médicas. Sua fama maior se dá entre as pessoas que compartilham a ideia de não comer carne ou produtos de origem animal por razões ambientais, éticas ou religiosas. A fama da dieta vegetariana chegou também entre as pessoas que querem perder peso, por ter um cardápio composto de alimentos de baixas calorias (frutas, legumes e verduras em sua maioria), e por abolir alimentos de origem animal, o que contribui para deixar a gordura saturada e colesterol em baixos níveis no nosso corpo.

É preciso entender que existem dois tipos principais de vegetarianos: os veganos são vegetarianos que não comem nenhum alimento de origem animal, nem mesmo ovos ou leite; os cha­mados de ovolactovegetarianos, só eliminam a carne do cardápio. A grande diferença é que sem a ingestão de carnes, os nutrientes podem ser repostos facilmente pelo consumo de produtos de origem animal. Quando a pessoa não come nenhum alimento desse tipo, ela precisa de maiores cuidados para repor todo tipo de nutriente que falte por razão da alimentação limitada.

dieta vegetarianaA alimentação dos seguidores da dieta vegetariana consiste no consumo de alimentos de origem vegetal como frutas, legumes e verduras, leguminosas, cereais, nozes e sementes em abundância. Nenhum tipo de carne faz parte do cardápio. Os ovolactovegetarianos consomem também ovos, leite e produtos lácteos. Existem vegetarianos que não comem ovos mas consomes produtos lácteos (lacto – vegetarianos), assim como outros que excluem carne vermelha e branca mas não deixam de consumir peixes. Isso mostra que a dieta vegetariana é muito diversificada. À direita, veja a pirâmide alimentar da dieta vegetariana em geral.

 

As ventagens da dieta vegetariana

 

A principal vantagem está na riqueza de vitaminas, fibras e outros nutrientes em geral que uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal pode oferecer. Além disso, é fácil manter a dieta com baixo valor calórico se o açúcar e as gorduras também forem excluídos ou diminuídos da alimentação. Tudo isso faz bem para a saúde e favorece não somente a perda de peso, como também previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares já que mantêm os níveis de gorduras sanguíneas baixos.

dieta vegetariana

 

As desvantagens da dieta vegetariana

 

Os médicos avaliam que o principal problema da dieta vegetariana é que com a restrição à alguns alimentos, diversas vitaminas e nutrientes faltam na alimentação e posteriormente, no corpo. Alguns podem ser repostos pelo consumo de polivitamínicos, outros precisam ser consumidos pela alimentação. Com a exclusão dos alimentos de origem animal, uma pessoa deixa de consumir nutrientes como vitamina B12, cálcio, ferro e zinco.

O cálcio é um mineral que participa da formação e manutenção de dentes e ossos, e sua falta prolongada no organismo pode favorecer o desenvolvimento de osteoporose. A vitamina B12 é um micronutriente encontrado exclusivamente em produtos de origem animal, atuando sobre os glóbulos vermelhos na prevenção da anemia. O ferro é igualmente importante para os glóbulos vermelhos e a prevenção da anemia. A falta desse nutriente na dieta vegetariana é a maior preocupação dos médicos. O ferro também pode ser encontrado em verduras verdes escuras e leguminosas, as para ser absorvido pelo corpo é preciso a associação com a vitamina C. O zinco também é encontrado nas carnes e tem um papel fundamental no organismo humano, agindo sobre as divisões de células.

Se você deseja faze uma dieta vegetariana, é de supra importância buscar auxílio médico e de um nutricionista para saber encontrar o equilíbrio dos alimentos e não deixar faltar nenhum nutriente importante para o seu corpo.

 

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