Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: décima terceira semana de gestação

Por Redação Doutíssima 11/02/2014

Você está oficialmente no segundo trimestre da sua gravidez e de agora em diante seu bebê vai crescendo tão rapidamente quanto a sua barriga! Na décima terceira semana de gestação não é só a grávida que percebe a barriguinha pontuda, todos já podem notar que um bebê está por chegar. Evite ganhar muito peso na gestação. Muita gente diz que grávida não deve passar desejo, mas a verdade é que ela não deve exagerar. O excesso de peso não te fará bem, nem ao seu bebê. Ele pode causar dificuldades durante a gestação e no parto. Por isso, cuide da sua saúde e coma de maneira equilibrada e saudável.

décima terceira semana de gestação

A mãe começa a lidar com a realidade inegável de sua gravidez e é inevitável sensações e emoções diárias sobre esse momento. É importante compartilhar com o pai tudo o que você sentir na décima terceira semana de gestação e durante toda a gravidez. O homem não teve a graça de poder gerar um bebê, com isso ele só poderá se sentir parte do processo se você o inserir nele. Divida com ele seus pensamentos, as sensações físicas que tiver, o que imagina sobre o bebê, etc.

 

O seu bebê na décima terceira semana de gestação

 

décima terceira semana de gestaçãoSeu bebê já está totalmente formado no começo da décima terceira semana de gestação, ele só precisa crescer e ajustar o posicionamento de alguns órgão no corpo, que também entrem em período de maturação. A cabeça e o corpo vão aos poucos ganhando tamanhos proporcionais. Na décima terceira semana de gestação, o bebê mede aproximadamente 11 cm e pesa cerca de 20 g. Seu pequeno engole líquido amniótico e o excreta como urina no próprio líquido que é renovado a cada três horas. Seu útero ocupa a parte superior da pelve, mais ou menos 10cm abaixo do umbigo e seu médico pode senti-lo facilmente pelo toque externo. Ele também já pode observar o fundo do útero. É natural começar a ganhar peso e sua irritabilidade vai diminuir durante a décima terceira semana de gestação.

 

A futura mãe na décima terceira semana de gestação

 

Essa semana costuma ser bastante tranquila para a gestante. É uma semana de alívio pois a irritabilidade e as náuseas costumam desaparecer. Não se assuste se perceber que você sente fome a todo momento. É normal que o seu apetite aumente nessa semana de gravidez. Mas como nada é igual sempre, cada mulher pode ter uma experiência diferente durante a décima terceira semana de gestação.

Sintomas um pouco mais incomuns mas que podem ocorrer com a gestante são dores abdominais causadas pelo crescimento do útero, também conhecidas como dor no ligamento redondo. Você também pode sentir dores nas costas, inchaço e azia.

 

Saiba mais:

A gravidez e seus sintomas semana a semana (parte 1)

A gravidez e seus sintomas semana a semana (parte 2)

Gravidez semana a semana : oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana : nona semana de gestação

Gravidez semana a semana : décima semana de gestação

Gravidez semana a semana : décima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana : décima segunda semana de gestação