Gestante

Insônia na gravidez: o que fazer?

Por Redação Doutíssima 11/02/2014

Todos nós sabemos que a insônia é prejudicial para o bom desempenho das nossas atividades cotidianas, principalmente para as mulheres grávidas, que podem sofrer de dores nas costas pelo fato de levantar para ir ao banheiro com frequência ou ficar se virando a noite para encontrar uma posição confortável para o corpo.

Pode ser um pouco mais difícil tratar insônia na gravidez, pois, como você já deve saber, mulheres grávidas não devem tomar remédios sem a autorização do obstetra. Nesse caso, elas tem que recorrer à técnicas de relaxamento e a alimentos naturais. Mas não se preocupe, pois, o Doutíssima tem algumas dicas que podem te ajudar a dormir melhor. Saiba o que fazer para diminuir a insônia na gravidez:

 

insônia na gravidez

Causas

 

A insônia na gravidez é normal e acontece devido às alterações hormonais no organismo da mulher. Ela é mais acentuada a partir do primeiro trimestre. Essas alterações hormonais estão relacionadas ao aumento do nível de estrogênio no organismo, este hormônio possui ação estimulante e provoca a insônia, mas nem todas as mulheres sofrem de insônia durante a gestação. A insônia na gravidez também pode ser causada por estresse e ansiedade. Vale ressaltar que mulheres que já sofrem com ansiedade e estresse antes de ficarem grávidas, têm tendência a sofrer mais com insônia na gravidez.

insônia na gravidez

O que fazer para tratar insônia na gravidez:

 

Dormir no mesmo horário – É importante estabelecer um horário regular para ir para a cama todos os dias, assim como dormir em um ambiente tranquilo e completamente escuro, limpo e sem barulhos que possam prejudicar o sono.

Evitar bebidas estimulantes – O consumo de bebidas estimulantes como coca-cola, café e alguns tipos de chá devem ser evitados após as 17h. A cafeína é uma substância facilmente absorvida pelo nosso organismo, ela estimula o sistema nervoso central, causando agitação. Por isso, fique longe dessas bebidas à noite para dormir melhor. Em contrapartida, aproveite os benefícios de outras bebidas como o chá de erva-cidreira.

Fazer refeições saudáveis –  É  fundamental comer de 3 em 3 horas e dar preferência a alimentos saudáveis como frutas, legumes e cereais. Antes de dormir, faça refeições leves e se sentir insônia, tome um copo de leite morno.

Use roupas confortáveis – O tipo de roupas pode influenciar muito na hora de dormir. Prefira pijamas de algodão para se sentir mais confortável. No verão, prefira os mais leves e no inverno use pijamas mais quentes. Além disso, não durma de barriga para cima, procure uma posição que seja mais confortável para você. Uma opção é colocar um travesseiro entre as pernas para proporcionar mais conforto enquanto você dorme.

 

Saiba mais:

 

Gravidez semana a semana: oitava semana de gestação

A gravidez e seus sintomas semana a semana (parte 2)

Gravidez semana a semana

7 Razões que impedem seu bebê (e você!) de dormir

11 Alimentos que estimulam o sono

8 Boas razões para dormir 8 horas por dia

Dicas para dormir melhor durante a gravidez