Saúde

Caso Santiago Andrade é um alerta para o risco dos fogos de artifício

Por Redação Doutíssima 12/02/2014

Cinegrafista da TV Bandeirantes foi atingido na cabeça por um rojão durante manifestações no Rio. Acidentes como estes são mais comuns do que se pensa

Santiago Andrade

O caso do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, que morreu após ser atingido por um rojão durante uma manifestação no centro do rio de Janeiro chama a atenção para um sério problema, que é o uso irresponsável de fogos de artifício no Brasil.
De acordo com um estudo publicado pelo Ministério da Saúde, somente entre 2001 e 2010, mais de 100 pessoas morreram vítimas de queimaduras por fogos de artifício em todo o país. Ainda segundo o MS, quase 6 mil foram internados com ferimentos graves por esse motivo.
O cinegrafista Santiago Andrade estava trabalhando na cobertura de uma manifestação contra o aumento das passagens no Rio de Janeiro e atingido na cabeça por um rojão. Após quatro dias no centro de tratamento intensivo (CTI) do Hospital Souza Aguiar ele teve morte cerebral confirmada nesta segunda-feira (10).

Belo para os olhos, um risco para as mãos

Fogos
Um estudo da Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM) afirma que uma em cada dez pessoas que mexe com fogos de artifício tem membros amputados, principalmente dedos. O uso irresponsável pode causar ainda mutilações, queimaduras, em diversas partes do corpo, lesões nos olhos e até surdez. No caso de Santiago Andrade, além das queimaduras, o cinegrafista sofreu ainda um afundamento de crânio ao ser atingido pelo artefato.
Ainda segundo a ABCM, nos casos de pessoas feridas por fogos de artifício, 70% sofrem queimaduras, outros 20% lesões com lacerações ou cortes e 10% têm amputações dos membros superiores, lesões ou perda da visão ou da audição.

A diferença no caso Santiago Andrade

Santiago Andrade

Ao contrário do ocorrido com Santiago Andrade, a maioria dos acidentes com fogos de artifício acontecem durante festas e eventos, públicos ou privados. As pessoas mais atingidas por este tipo de artefato são homens com idade entre 15 e 50 anos, ao manusear e crianças de 4 a 14 anos, que geralmente ficam próximas dos disparos.
Diversos especialistas apontam para a necessidade de se buscar o máximo de informações sobre a utilização de fogos de artifício para evitar acidentes, além de manusear os artefatos de maneira responsável.

 

Dicas para evitar acidentes

  • Não segure os fogos de artifício diretamente com as mãos;
  • Prenda o rojão em uma armação, em uma cerca ou em um muro, e não fique próximo na hora de acender;
  • Não tente reacender os fogos que falharem;
  • Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades;
  • Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados, ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões;
  • Confira sempre o certificado de garantia do foguete;
  • Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos;

 

Saiba mais:

Como agir em caso de queimaduras

Remédios caseiros para queimaduras solares

Em marcha em Copacabana, manifestantes pedem vacinação contra HPV

Entenda os riscos de uma fratura na coluna como no acidente de Ísis Valverde

Como agir em caso de sangramento nasal em crianças

Quiropraxia usa as mãos para curar a dor

Como curar lesões