Saúde Mental

Como ajudar seu filho com TDAH a melhorar seu desempenho escolar

Por Redação Doutíssima 12/02/2014

TDAHO TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) não é resultado de uma falta de disciplina dos pais. É um distúrbio neurológico. Na verdade, se trata de uma má transmissão de informação. De 3 a 10% das crianças do mundo vivem com um TDAH. Na adolescência, a hiperatividade diminui, mas a impulsividade permanece.

Aproximadamente 50% das crianças que tinham TDAH terão alguns sintomas ainda nada idade adulta. Em cerca de 80% dos casos, a TDAH pode ser hereditária, portanto não é raro que um pai de uma criança com TDAH seja também portador do transtorno.

Atenção! A medicação não resolve tudo, da mesma forma que um diabético não pode esperar que a insulina compense os excessos de açúcar na alimentação, por exemplo. A família terá de mudar seu estilo de vida, se adaptar e mudar alguns hábitos. Não se pode esperar que uma pílula milagrosa compensará o déficit de atenção.

 

Dicas para ajudar seu filho com TDAH a melhorar o desempenho escolar

 

É totalmente possível treinar a criança com TDAH e fazer com que ela aprenda e memorize. Basta encontrar os bons meios de fazê-lo. Comece por evitar qualquer coisa que seja uma fonte de problemas ou tédio. Não precisa muito para que o cérebro, por mais alerta que ele seja, se “desligue” por alguns instantes e esqueça completamente de manter qualquer memória. Veja alguns truques, válidos a partir da mais tenra idade, para ajudar seu filho com TDAH a melhorar seu potencial de memorização.

 

Alterne períodos de aprendizagem e de repouso: A atividade dos neurônios solicitadas em um processo de memorização é tamanha que é extremamente importante separar um tempo para a sua recuperação. Por exemplo, se a criança aprende um poema à noite, não é de admirar que ela se lembre melhor no dia seguinte.

TDAH

Se seu filho deve aprender de cor uma lição ou poesia, tente na medida do possível que ele faça por etapas. Uma parte de manhã, outra antes do almoço, à noite… Ele pode muito bem aprender a atividade em uma hora, se ele quiser, mas em geral o sistema de aprendizagem distribuído ao longo do tempo é mais eficaz que a aprendizagem massiva. A tendência é que ele guarde a informação durante muito mais tempo.

 

Se ele tiver dificuldades em memorizar, procure acostumá-lo a fazer um trabalho de ligação entre as lembranças. Dar a ele uma pequena parte da lembrança ajuda a memorizar o resto. Para ajudar seu filho a se lembrar de uma aula particularmente difícil, associe as grandes linhas da lição a coisas que ele já conhece. Criando esta ligação, você engata os vagões (o que ele tem problemas para lembrar) à locomotiva (parte que ele já memorizou). Aí é só dar partida para o trem funcionar.

 

Para fazer com que ele aprenda uma lição, crie um contexto mais agradável que a simples leitura. Invente histórias em torno de eventos da história ou da geografia, peça que ele ligue um fenômeno de física ou de ciências a um filme ou a um livro. Isto permite que mesmo a criança mais distraída grave literalmente na sua memória ao menos o essencial da matéria.

 

Saiba mais:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em adultos: Assuma o controle dos seus sintomas

Aprenda mais sobre o TDAH

O que fazer com um aluno indisciplinado na escola?

O que fazer quando seu filho vai mal na escola?

Como ajudar seu filho a se adaptar na nova escola?

Adultos com TDAH: Dicas para as compras de final de ano e promoções

Conheça as consequências da indisciplina na sala de aula