Clínica Geral

Conheça as causas e consequências da hipoglicemia

Por Redação Doutíssima 12/02/2014

Uma hipoglicemia se produz quando a taxa de glucose (açúcar) no sangue é muito baixa.

hipoglicemia A concentração de glucose no sangue se mantém normalmente entre 4,0 mmol/L et 8,0 mmol/L (approximativement 70 mg/dL et 140 mg/dL). A constância destes valores é mantida no corpo graças a mecanismos como o hormônio insulina, entre outros hormônios fabricados pelo pâncreas.

Quando a glicemia no sangue sobe, o pâncreas responde liberando insulina para incentivar a transferência de glicose da corrente sanguínea para as células. A insulina reduz a quantidade de glucose no sangue sinalizando às células do organismo que eles devem utilizar a glucose como combustível.

A glucose é o principal combustível do corpo. O cérebro necessita de um fornecimento contínuo de glucose e ele comunica às glândulas supra-renais quando é hora de liberar dois hormônios: a adrenalina e o cortisol, sempre que a glicose no sangue está baixa. Em seguida, a adrenalina e o cortisol dão ao fígado a ordem de transformar os glucídios em glucose e de liberá-lo na corrente sanguínea.

Umas das funções do pâncreas consiste em aumentar a concentração da glucose no sangue quando ela está muito baixa. Quando o açúcar está baixo, o pâncreas libera o hormônio glucagon, o que faz com que a taxa de açúcar aumente dando ao fígado a ordem de transformar em glucose os glucídios que ele tem em reserva, e de criar novas moléculas de glucose a partir de outras substâncias (como os aminoácidos) que ele contém. Se estes mecanismos não funcionam como eles devem, a concentração de glucose no sangue fica baixa e o cérebro não funciona normalmente.

 

Causas da Hipoglicemia

Alguns medicamentos podem provocar a hipoglicemia. A hipoglicemia de origem medicamentosa ocorre especialmente em pessoas com diabetes, sobretudo o diabetes tipo 1 (quando o pâncreas não produz insulina). Esta doença pode se manifestar também na diabetes tipo 2 após uma dose muito forte de insulina, ou após o consumo de outros remédios para controlar o diabetes que estimulam a liberação de insulina pancreática em grande quantidade, de acordo com o nível de atividade e do regime alimentar. A taxa de açúcar no sangue pode baixar consideravelmente e conduzir a uma hipoglicemia.

As pessoas que sofrem de diabetes, e mesmo aquelas que não têm, podem estar sujeitas a uma hipoglicemia se elas consomem certos medicamentos contra uma pressão arterial elevada, (Atenolol, Metoprolol, Propranolol), alguns antidepressivos, entre outros.

 

hipoglicemiaExistem outros tipos de hipoglicemia, principalmente a hipoglicemia em jejum e a hipoglicemia reativa.

A hipoglicemia em jejum se caracteriza por uma baixa de açúcar no sangue, quando uma pessoa não come durante um certo tempo.

A hipoglicemia reativa ocorre após a ingestão de alimentos ricos em glucídios. A ingestão pode provocar um aumento brusco de açúcar no sangue que, em alguns casos, estimula uma secreção de insulina excessiva. Uma hipoglicemia reativa pode se manifestar em pessoas que têm dificuldade em digerir frutose e galactose (dois tipos de açúcares alimentares), ou a leucina (aminoácido fornecido pela alimentação). A hipoglicemia pode também se produzir depois de alguns tipos de cirurgia gástrica pois, depois de uma intervenção do tipo, os açúcares podem ser absorvidos muito rapidamente e fazer aumentar a taxa de insulina.

 

Sintomas e consequências

Quando a glucose no sangue cai, o corpo libera adrenalina. Esta resposta do organismo produz sintomas parecidos aos sintomas de ansiedade, tais como nervosismo, sudorese, perda de consciência, ritmo cardíaco acelerado, formigamento, náuseas, calafrios e às vezes fome. Se o cérebro não pode obter glucose o suficiente, você pode sentir fraqueza, vertigem, cansaço, sonolência e confusão. Você também pode ter dores de cabeça e dificuldade em focalizar a sua atenção, em ver ou falar claramente. O seu comportamento poderá evocar o de uma pessoa bêbada, por exemplo. Uma hipoglicemia persistente pode levar a danos cerebrais graves.

Os sintomas da hipoglicemia podem se manifestar progressivamente ou aparecer de repente, causando confusão ou pânico em questão de poucos minutos.

 

Saiba mais:

Hipoglicemia reativa: sintomas, causas e tratamento

Café reduz o risco de diabetes tipo 2

Diabetes e alimentação: Como manter-se saudável todos os dias

Tenho diabetes: O que preciso saber quando vou ao dentista?

Conheça o glicosímetro e aprenda como ele pode ajudar

Tudo o que você queria saber sobre Diabetes Gestacional

Diabetes Mellitus na infância: Quando suspeitar?