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Comer e dormir corretamente auxiliam no emagrecimento

Por Redação Doutíssima 13/02/2014

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Dieta e exercício são fundamentais para manter um peso saudável, mas a hora na qual você dorme e acorda também pode ser importante.

Um estudo recente descobriu que as mulheres que passavam menos tempo acordadas na cama e tinham horários de sono mais consistentes apresentavam um percentual de gordura corporal menor do que as demais.

Com base nos seus resultados, os autores deste estudo observaram que entre 6,5 e 8,5 horas de sono por noite eram ideais para ter um peso corporal saudável.

Esse estudo foi conduzido por Bruce Bailey, PhD do Departamento de Ciências do Exercício do College of Life Sciences da Universidade Brigham Young. A equipe de pesquisa analisou a relação entre a consistência dos padrões de sono e peso em mulheres adultas jovens.

O Dr. Bailey e seus colegas analisaram dados de 330 mulheres entre 17 e 26 anos de idade que não estavam fazendo dieta, não estavam grávidas ou amamentando, não tinham qualquer doença metabólica e não estavam tomando qualquer medicação que afetasse o seu metabolismo.

Os padrões de sono e atividade física das participantes foram monitorados durante sete dias. Os pesquisadores registraram os padrões de sono, solicitando às participantes que utilizassem um monitor do sono durante a noite. Eles analisaram especificamente quando as participantes iam dormir, quando acordavam, a eficiência do sono (a quantidade de tempo que uma participante dormia sobre a quantidade de tempo que permanecia acordada na cama), mudanças na hora de dormir, mudanças na hora de acordar e mudanças na quantidade do sono.

Os pesquisadores registraram a atividade física, pedindo aos participantes para usar um acelerômetro (um dispositivo que mede o movimento) em todos os momentos durante o período de estudo de sete dias, exceto durante as atividades na água (por exemplo, nadar ou tomar banho).

Os pesquisadores mediram o percentual de gordura corporal (quantidade total de gordura dividida pelo peso corporal total) e determinaram o índice de massa corpórea (IMC) — uma medida de altura e peso. Um IMC inferior a 18,5 é considerado abaixo do peso, entre 18,5 e 24,9 é considerado peso normal, entre 25 e 30 é considerado sobrepeso, e acima de 30 é considerado obesidade.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres jovens que dormiam entre 8 e 8,5 horas apresentaram o menor percentual de gordura corporal (24,5 por cento) e menor IMC (21,9, peso normal) no grupo de estudo.

As menores mudanças na hora de acordar foram observadas entre as mulheres que dormiam entre 8 e 8,5 horas (a hora na qual elas acordavam variava cerca de uma hora no dia a dia). As maiores mudanças na hora de acordar envolviam mulheres que dormiam menos de 6 horas (mudança de cerca de uma hora e meia na hora de acordar no dia a dia).

Mulheres que dormiam menos de 6 horas ou mais de 8,5 horas apresentaram os maiores percentuais de gordura corporal em média.

Os pesquisadores também descobriram uma relação significativa entre a eficiência do sono e percentual de gordura corporal. As participantes que tiveram uma maior eficiência do sono (gastaram menos tempo acordadas na cama) apresentaram em média um percentual de gordura corporal menor do que as mulheres que tiveram menor eficiência do sono.

Não foi encontrada nenhuma relação entre a hora na qual as participantes foram dormir ou acordar e IMC ou percentual de gordura corporal. Também não houve relação identificada entre a duração do sono e IMC.

Com base em seus resultados, os autores do estudo observaram que a eficiência do sono e horários de dormir e acordar consistentes tiveram um impacto maior sobre a gordura corporal do que a duração do sono. Eles concluíram que gerenciar esses fatores pode ser uma estratégia eficaz para reduzir o risco de apresentar excesso de gordura corporal.

Esse estudo foi publicado em 18 de novembro no American Journal of Health Promotion.


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