Clínica Geral

Mito ou verdade: é possível aprender enquanto dorme?

Por Redação Doutíssima 13/02/2014

aprender enquanto dorme

Qual estudante nunca sonhou em aprender enquanto dorme sem nenhum esforço? Para aqueles que acham que isso seja impossível, reveja seus conceitos.

Há quem diga que aprender enquanto dorme é possível, como no caso de um idioma, por exemplo. A ciência confirma, em partes, esta crença popular. De acordo com neurologistas, é impossível adquirir conhecimentos durante o sono, mas podemos reforçá-los.

Aprender enquanto dorme?!

aprender enquanto dormeSegundo os pesquisadores da Universidade Northwestern (EUA) aprender enquanto dorme é possível, eles fizeram várias pesquisas, uma delas selecionaram participantes para aprender duas melodias no teclado. Após todos cumprirem seu dever de músicos, foi permitido que eles dormissem por 90 minutos.

Quando entraram na fase mais profunda do sono (momento em que as ondas cerebrais ficam mais lentas), uma das melodias foi tocada na sala de maneira ininterrupta. Após essa pausa, foi solicitado aos participantes que executassem as lições anteriores ao descanso. O teste pode constatar que a música que eles ouviram enquanto dormiam foi lembrada com mais facilidade do que a outra.

Os cientistas ainda não sabem exatamente como funciona a memória durante o sono, mas esse estudo acrescenta mais uma evidência disso. Ao que parece, nós não podemos realmente aprender algo novo enquanto dormimos (como muita gente queria), mas sim fortalecer algo que já sabemos. Além disso, o aprendizado noturno exige que a pessoa tenha contato prévio, acordada, com o que deseja aprender. Ou seja, ainda não chegou a hora de trocar os livros pelo travesseiro.

Vale lembrar também que uma boa noite de sono (que seriam 8 horas), ajudará em suas atividades ao longo do dia.

Para entendermos melhor e o porque da importância de uma boa noite, veremos as fases do sono, e a importância delas para nós. Veja:

Fases 1 e 2 do sono – Memória Armazenada: Motora.

Nas duas fases mais leves do sono, o cérebro se encarrega de guardar informações relacionadas a atividades como tocar um instrumento musical ou praticar um esporte

Fases 3 e 4 do sono – Memória Armazenada: Espacial.

Sem ela, responsável pelo senso de direção, não seria possível ir de casa para o trabalho sem a ajuda de um mapa.

Fases REM – Memória Armazenada: Intelectual.

 A fase do sono na qual ocorrem os sonhos é fundamental à permanência no cérebro de novas informações relativas à atividade intelectual, como o que se aprende em sala de aula.

Conclusão

Sendo assim, provaram que pode-se aprender enquanto dorme. Porém em um nível muito simples e básico. Convenhamos associar um som a um cheiro é muito mais simples que aprender Direito Constitucional com fones de ouvido enquanto se (tenta) dormir, uma prática que alguns “concurseiros” ainda tentam na vã esperança de acelerar os estudos.

Saiba Mais

10 dicas para melhorar seu sono

Dicas para dormir melhor

8 Boas razões para dormir 8 horas por dia

12 Hábitos saudáveis para melhorar o sono

Dúvida: dormir mal pode causar impotência?

Dormir o final de semana inteiro não repõe as horas de sono perdidas na semana

Alimentos que te ajudam a dormir bem