Clínica Geral > Saúde

Cura da sinusite: é possível? O que fazer?

Por Redação Doutíssima 15/02/2014

cura da sinusite

Conhecida como uma doença de inverno, a sinusite é uma das responsáveis por obstruir as passagens de ar dos seios nasais. Estas áreas, quando saudáveis, funcionam como um caminho para a tranquila passagem do oxigênio. Porém, se inflamadas, provocam o acúmulo de germes e bactérias que contribuem para um mal estar generalizado que pode combinar: dor de cabeça, coriza, febre, cansaço e dificuldades respiratórias.

Sendo uma doença comum e que se agrava principalmente nas mudanças de estações amenas para frias, nos perguntamos: é possível atingir a cura da sinusite? Se sim, o que fazer? Sabendo que ela pode se manifestar de forma crônica ou recorrente, algumas coisas podem ser feitas. Como? Unindo mudanças de hábitos, simples remédios caseiros e uma atenção mais cuidadosa às áreas afetadas, podemos diminuir seus efeitos e prevenir sua chegada. Curiosos?

Confiram abaixo algumas dicas para ajudar na cura da sinusite:

1. Beba água. Sempre.

2

Simples, barata e prática, a água serve como um combustível para o corpo, principalmente quando ele está tentando lutar contra alguma infecção. Abuse deste remédio. Não é à toa que ela era considerada pelos povos antigos como um líquido quase místico!

2. Ar condicionado? Nevermore!

cura da sinusite

Embora seja uma das invenções mais úteis para os dias de extremo calor, este equipamento consegue unir vários problemas de uma vez só: ele retira a umidade do ar, condensa impurezas e esfria o ambiente. Em resumo, tudo o que você deve evitar caso esteja com sinusite, que se agrava em locais secos e com pouca circulação de umidade natural. Ar condicionado? Nevermore!

3. Inale vapor

cura da sinusite

Como sabemos, um ambiente mais úmido (porém não frio) colabora para a cura da sinusite, uma vez que um local seco promoverá o ressecamento e, consequentemente, o acúmulo de impurezas nas mucosas nasais. Por isso, aproveite ao máximo esta técnica simples e prática, que pode ser feita na tranquilidade da sua casa: ferva 1 litro d’água com uma colher de alecrim, uma cebola fatiada e 1 pitada de sal. Com uma toalha na cabeça, inale o vapor. Tente repetir três vezes ao dia para um melhor resultado.

4. Alimente-se bem

cura da sinusite

A máxima “você é o que come” vale muito para cura da sinusite, assim como quanto a sua prevenção e, por que não, de várias doenças que possam afetar nosso cotidiano. Alimentar-se bem colabora para o bem estar geral do corpo e fortalece o sistema imunológico. Evite laticínios, gorduras, frituras e (muitos) açúcares. Abuse das fibras, frutas, carnes magras e saladas.

Como vimos, a sinusite pode aparecer de várias formas: crônica, recorrente, sazonal. Mudando certos hábitos, seguindo alguns dos tópicos acima, e tendo um cuidado maior com o corpo, podemos não só diminuir seus efeitos inconvenientes como também prevenir sua chegada. E não esqueçamos: casos graves devem ser tratados por profissionais da saúde!