Clínica Geral

Dermatose: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 16/02/2014

Dermatose é uma reação alérgica que se manifesta na pele em forma de uma inflamação crônica. Ela pode surgir em qualquer parte do nosso corpo, incluindo extremidades. Os tipos mais comuns de dermatose são: psoríase, eczema, micose, sarna e acne.

 

dermatoseCausas

Apesar das causas do problema ainda serem controversas, ela pode ocorrer por:

  •  Intoxicações alimentares através do ovo, laticínios e frutas cítricas
  • Deficiências nos rins, fígado, intestino ou da própria pele
  • Exposição e contato a produtos químicos nocivos à saúde
  • Consequência de outras doenças como asma e rinite alérgica
  • Contato com lã, sabões ou detergentes
  • Temperaturas extremas
  • Tendência hereditária
  • Disfunção do sistema imunológico

 

Sintomas

Cada doença citada acima age de uma forma no nosso corpo, por isso não apresentam os mesmos sintomas. Mas dentre os sintomas mais comuns da dermatose estão coceiras, pequenas inflamações, descamarão da pele, bolhas, vermelhidão e outros.

Tratamento e prevenção

 

O tratamento da dermatose pode variar de acordo com o diagnóstico do problema, que é realizado por um especialista através de exames e análise do histórico do paciente. O tratamento mais comum é feito através de antibióticos e outros medicamentos, como tranquilizantes e esteróides.

dermatoseOutra recomendação de especialistas é que o paciente altere a dieta, que ele evite alimentos que piorem as condições do problema.

Para diminuir as crises, é preciso evitar os agentes que causam a irritação na pele como perfumes, amaciadores, lã, etc.

A dica é hidratar a pele frequentemente com cremes para o seu tipo de pele, evitar uma transpiração excessiva, tomar banho com uma água de temperatura média morna ao invés de água super quente, evitar situações de estresse, usar luvas de algodão para as atividades domésticas em contato com produtos químicos e evitar as roupas de materiais sintéticos.

O mais prudente é procurar uma ajuda médica assim que perceber algumas alterações na pele, independente da gravidade dos sintomas. Não fique somente nos remédios caseiros, além da possibilidade de não curarem eles podem piorar os sintomas causando infecções maiores e muito mais sérias. A melhor decisão é procurar um especialista para descobrir as causas da doença e determinar um tratamento eficaz.

dermatoseDermatose e dermatite de contato são a mesma coisa?

 

Dermatose e dermatite de contato não são a mesma coisa, apesar de serem confundidos com frequência pelas pessoas. A dermatose é um termo utilizado para designar as doenças de pele classificadas em psoríase, eczema, acne, urticária, entre outras. A dermatite é exclusivamente inflamação da pele.

 

 

 

 

 

 

Saiba mais:

 

Hiperidrose: dermatologista explica como tratar

Tratamento: como remover manchas na pele?

Como evitar as micoses da pele?

Como prevenir micoses?

5 Maneiras de proteger sua pele contra os efeitos do inverno

9 coisas que você nunca deve fazer na sua pele

Confira os benefícios do óleo de Vitamina E para a pele.