Clínica Geral

Mastectomia: 9 cuidados da preparação ao pós-operatório

Por Redação Doutíssima 17/02/2014

A retirada total das mamas, a mastectomia, na maioria das vezes se justifica pela presença drástica do câncer e se configura como um momento extremamente traumático para a maioria das pacientes. Pois, além de enfrentarem a doença, precisam lidar com questões psicológicas ligadas à autoestima e ao que acreditam ser a perda da feminilidade.

 

Por isso, a preparação deve ir muito além das questões práticas e técnicas do ambiente hospitalar. A paciente que vai se submeter à remoção total das mamas deve estar cercada de afeto e cuidados bem específicos. Não se trata de uma escolha simples. Muitas vezes sequer é uma escolha, é uma imposição.

mastectomia

A relação de confiança com o médico é importante ao realizar remoção das mamas. Foto: iStock, Getty Images

A atriz Angelina Jolie, há dois anos, se submeteu à mastectomia diante da revelação, por meio de um exame, de que as chances de ter câncer de mama era de mais de 80%.

O caso de Angelina foi uma mastectomia preventiva, mas a situação é a mesma de qualquer mulher que precise retirar as mamas: medo e uma profunda reflexão sobre o futuro.

Por isso, entenda o quanto a preparação para o procedimento cirúrgico pode aliviar os temores acerca do que virá e como as pessoas próximas à paciente podem ajudar.

Antes da mastectomia

 

Antes do procedimento, é necessário prestar atenção em alguns pontos.

 

1. Confiança

 

Um dos pontos mais importantes que antecedem a remoção das mamas é ter a garantia de uma relação de confiança com o médico. Abaixo, confira uma lista de medidas simples, mas que farão a diferença.

2. Testes

Antes da cirurgia, é fundamental que você tenha feito todo os testes, como exames de sangue, urina e eletrocardiograma. Esses testes identificarão infecções subjacentes, anomalias ou irregularidades cardíacas que podem potencializar riscos para o procedimento cirúrgico.

3. Faça perguntas

Não tenha pudor em questionar todos os que estiverem envolvidos na sua mastectomia, até mesmo o anestesista.

4. Medicações

Comunique ao médico e ao anestesista caso esteja tomando qualquer medicação e até mesmo suplementos de ervas. Há suplementos e remédios que podem aumentar o risco de hemorragia.

5. Companhia

Antes da cirurgia, você deve ter decidido quem irá lhe ajudar com as tarefas em casa depois de receber alta. Saiba que haverá restrições acerca de muitas atividades, como levantamentos e movimentos durante a recuperação.

Outras dicas para quem vai fazer mastectomia

 

1. Informações

 

É fundamental poder contar com um ente querido, companheiro ou amigo quando o assunto que envolve a cirurgia vier à tona. Essa pessoa ajudará a gravar informações importantes que talvez a paciente não consiga assimilar diante do turbilhão de emoções e traumas.

2. Riscos

 

A mulher também deve estar preparada para discutir os riscos de uma mastectomia total e para qualquer possibilidade. Toda cirurgia de grande porte envolve riscos e isso deve ficar muito claro.

3. Autoestima

Depois, é importante realizar uma reconstrução mamária, o que vai aliviar o estresse e possíveis traumas psicológicos. De acordo com o cirurgião plástico Alexandre Piassi Passos, muitas mulheres retomam sua autoestima com a reconstrução, pois o aspecto das novas mamas, na maioria das vezes, é mais bonito que o das naturais.

4. Conheça as técnicas

 

Ainda segundo o médico, as técnicas para remoção e tratamento do câncer de mama são variadas, algumas conservadoras e outras mais agressivas. “O cirurgião plástico deve estar preparado para reconstruir todos o tipos de retirada, das menos invasivas às mais complexas” pondera Passos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!