Clínica Geral

Gota: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 17/02/2014

gotaA gota é uma doença reumatológica que compromete as articulações do corpo. A gota se caracteriza pelos altos níveis de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações, o que causa os sintomas secundários da doença nos portadores da doença: surtos de artrite aguda secundária. Contudo, nem todas as pessoas que apresentam hiperucemia (elevados índices de ácido úrico no sangue) sofrem com a gota. A doença se desenvolve apenas entre 20% das pessoas que apresentem esse quadro e em sua maioria, os portadores são adultos do sexo masculino.

 

O que causa a gota?

A gota pode ser causada pela ausência congênita de um mecanismo enzimático do corpo responsável pela eliminação do ácido úrico pelos rins. Sem que essa eliminação aconteça de forma adequada, ocorre naturalmente um acúmulo de ácido úrico no sangue. Igualmente, alguns medicamentos podem diminuir o poder de eliminação do ácido úrico pelos rins. Esse é o caso de diuréticos e o ácido acetilsalicílico.

Outra possível causa da gota que é contudo menos comum é o excesso de produção excessiva de ácido úrico pelo próprio organismo por um “defeito” enzimático. A pessoa que sofre com esse defeito enzimático produz uma quantidade de ácido úrico muito superior à normal e os rins não conseguem eliminá-la. Se não for corretamente tratada, a gota pode se complicar causando cálculos renais e deposições de cristais de ureato de cálcio sob a pele.

 

Os sintomas e o tratamento da gota

gota

O principal sintoma da gota são as crises de artrite. Elas aparecem nos membros inferiores do corpo com maior frequência, mas nada impede que haja comprometimento de qualquer outra articulação. Comumente, os primeiros sintomas da gota são relacionados ao dedão do pé: Inchaço acompanhado de dores. Uma primeira crise de gota dura entre 3 e 10 dias. Após esse período o paciente não sente mais dores, o que acaba o fazendo não buscar auxílio médico. A mesma crise pode voltar meses ou anos mais tarde sobre as mesmas articulações.

O tratamento da gota visa auxiliar os rins na eliminação do ácido úrico e evitar as crises de gota. Alguns medicamentos ministrados aos portadores da doença são anti-inflamatórios, para aliviar as articulações ou medicamentos preventivo, como alopurinol. Todavia não existe cura para a gota. Como as causas da doença são genéticas (falha na eliminação ou na produção do ácido úrico no corpo), o tratamento não é definitivo.

 

Saiba mais:

Angioma: sintomas, causas e tratamento

Talassemia: sintomas, causas e tratamento

Dislipidemia: sintomas, causas e tratamento

Conjuntivite alérgica : sintomas, causas e tratamento

Fibrilação atrial: reconheça os sintomas

Alergia respiratória: sintomas, causas e tratamento

Hemofilia: sintomas, causas e tratamento