Clínica Geral

Vasculite: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 17/02/2014

A palavra “vasculite” quer dizer inflamação dos vasos sanguíneos. Na medicina, o nome vasculite é usado para denominar um grupo de doenças que levam à inflamação e lesão de artérias e veias. A gravidade da doença varia de acordo com a quantidade de vasos afetados. Deste modo, a vasculite pode ser um problema localizado, afetando apenas um vaso sanguíneo. Porém, sua versão mais perigosa podendo gerar um quadro clínico mais grave se dá quando diversos vasos sanguíneos de um ou mais órgãos são afetados, podendo até atingir um sistema inteiro.

 

Causas e sintomas da vasculite

 

vasculite

Os médicos ainda não puderam identificar com clareza as causas da vasculite, contudo, é sabido que a doença pode ser provocada por fatores como: efeito colateral de algum medicamento (como a penicilamina, o propiltioracil, a hidralasina e a minociclina); o uso de drogas como cocaína ou anfetaminas; exposição à sílica; reação de hipersensibilidade; predisposição genética; falha na regulação de mecanismos imunológicos que participam da resposta a alguns causadores de alergia.

Também acredita-se que a vasculite pode ter uma relação com a presença de micróbios como o vírus da hepatite B ou C, em portadores de poliartrite nodosa e o parvovírus B19, relacionado à doença de Wegner e à doença de Kawasaki;

vasculite

Os sintomas mais comuns da vasculite são surgimento de manchas vermelhas na pele (sinal de vasos que transbordam de sangue), cansaço, sensação de formigamento ou perda da sensibilidade da região afetada pela doença, perda do apetite. dores nas articulações próximas à região afetada pela doença, mal estar, emagrecimento, dor abdominal e febre.

 

 

O tratamento da vasculite

 

Para tratar a vasculite, o médico precisa inicialmente identificar o tamanho e a quantidade dos vasos comprometidos pela doença. O paciente pode passar por exames de sangue para identificar doenças auto-imunes, fazer radiografias do tórax para avaliar os pulmões, fazer análises de creatinina para avaliar os rins, e até mesmo uma biópsia dos órgãos que apresentem lesões.
Após esse quadro clínico, o médico pode definir o diagnóstico e iniciar um tratamento adaptado para cada caso. Em casos menos graves ou iniciais de vasculite, o tratamento pode começar por medicamentos. Alguns médicos devem receitar corticoides e imunossupressores. Mas em caso de vasculites graves, onde órgãos e sistemas do paciente estão comprometidos, a melhor solução é a internação.

A vasculite pode ser curada? Nem sempre a vasculite tem cura. Quando a doença é auto-imune, o paciente não tem outra opção a não ser fazer um tratamento contínuo ao longo da vida. Contudo, dependendo do que causou a doença e se ela está em estado inicial, ela pode ser curada.

 

Saiba mais:

Como agir em caso de derrame (AVC)

Como evitar as doenças do verão

Mito ou verdade: doar sangue te deixa fraco 

A modernidade e suas doenças – saiba mais

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Conheça os benefícios da vitamina B12 para a saúde óssea

Mantenha seu coração em forma