Filhos

4 Atividades divertidas para crianças com autismo

Por Redação Doutíssima 18/02/2014

Crianças com autismo precisam de uma variedade de atividades diárias, assim como qualquer outra criança. As atividades para crianças autistas devem ser para o divertimento e para as necessidades de desenvolvimento. Este é um guia para a criação de atividades divertidas e educativas para crianças com autismo.

Como brincar e interagir com uma criança com autismo? Séverine Zéraoulia, educadora de crianças e ludotecária em uma estrutura que acolhe crianças com ou sem alguma deficiência, indica quais são os jogos que podem proporcionar mais prazer e diversão a cada criança.

 

Idéias de jogos para se fazer com crianças com autismo

 

Aqui estão alguns exemplos de jogos, dicas e truques para as crianças com traços de autismo. Não esqueça que os jogos dos quais falamos aqui correspondem a um certo grau de deficiência. Haverá sempre jogos muito fáceis para algumas crianças e outros muito difíceis. Cada criança tem suas próprias capacidades.

 

crianças com autismo

 

1) Jogos de tabuleiro
Com as crianças autistas, os jogos de tabuleiro fazem um enorme trabalho de concentração e raciocínio, essencial para o desenvolvimento. Se as regras forem muito complexas, basta simplificar um pouco para que a criança possa acompanhar. Dê preferência a jogos de tabuleiro interessantes e engraçados, pois assim será mais fácil de ganhar a atenção da criança com autismo.

 

 

 

 

2) Atividade Física

crianças com autismo

O desenvolvimentode habilidades motoras básicas é essencial para crianças autistas. Tente estas idéias de brincadeiras divertidas: Brinque na piscina. Deixe seu filho brincar com a água, ou cante para ele enquanto ele nada com a música. Certifique-se de ficar de olho para mantê-lo seguro. Crie uma pista de obstáculos. Organize equipamentos de brincar, bambolês e cadeiras no quintal. Incentive seu filho a percorrer o caminho, praticando uma variedade de movimentos (pular uma corda, correr em um círculo ao redor do bambolê, etc.)

 

 

 

autismo

 

 

3) Jogos musicais para entrar em contato

Faça uma festa de dança. Toque uma variedade de estilos musicais e deixe o seu filho se mover com a música. Dance com ele, para que ele possa ver o que fazer e não se sinta sozinho durante a atividade.

 

 

 

autismo

 

4) Brinquedos que vibram

A grande parte das crianças gosta de jogos que vibram, que se mexem, que têm alguma reação. Séverine Zéraoulia observou que as crianças autistas, principalmente, gostam e são sensíveis aos brinquedos que vibram. Coisas simples – como uma pelúcia que interage ao toque vibrando, que muda de forma, que faz massagem, que faz barulhos – podem encantar crianças com autismo.

 

 

Saiba mais:

Autismo: O que é e como tratar

Entenda sobre o Autismo

11 Dicas para entreter as crianças em viagens longas

Brincadeiras e atividades para crianças entre 5 e 10 anos

Saiba as vantagens das aulas de dança para crianças e adolescentes

Confira 22 atividades para as crianças gastarem energia nas férias de verão

31 Conselhos para deixar a casa mais segura para os bebês e crianças