Especialidades > Gestante

Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?

Por Redação Doutíssima 18/02/2014

O corrimento na gravidez é normal e mesmo benéfico. As mudanças hormonais e o aumento do fluxo sanguíneo produzem estes corrimentos na gravidez, chamados leucorréia. Esta substância esbranquiçada clara, geralmente, não tem cheiro ruim, mas é possível que o seu olfato sensível de mulher grávida sinta o fraco odor deste corrimento. Você não pode reduzir a quantidade de corrimento na gravidez, e você não deve, de qualquer maneira: esta é a maneira que o seu corpo encontra para eliminar as bactérias, para que o bebê e você fiquem saudáveis.

corrimento na gravidez

Quando o corrimento na gravidez pode prejudicar o bebê

O corrimento na gravidez pode assumir características e cores mais preocupantes (amarelado, marrom, esverdeado, branco ou escuro) e pode vir a prejudicar o bebê, se não for devidamente tratado. Isso porque pode levar ao rompimento prematuro das membranas, parto prematuro, baixo peso ao nascer e até mesmo alguma infecção no bebê. Por isso é importante sempre informar o seu médico sobre as mudanças que você observar no seu corpo durante a gravidez.

Estes corrimentos são causados por micro-organismos que povoam a flora vaginal e, com o passar do tempo, chegam ao seu interior, afetando negativamente o bebê, sendo potencialmente perigoso. Eles podem ser sinal de doenças como Tricomoníase, Vaginose bacteriana, Gonorreia ou Candidíase e devem ser tratados o quanto antes.

 

Tratamento para corrimento na gravidez

O tratamento para o corrimento na gravidez deve ser administrado rapidamente e pode ser feito com o uso de medicamentos via oral ou em forma de pomada, pelo tempo determinado pelo médico. Embora haja um consenso de que as grávidas não devam tomar nenhum remédio no 1º trimestre de gestação, o médico deverá verificar o risco/benefício de cada caso.

corrimento na gravidezCaso a mulher verifique que está com algum tipo de corrimento, ela deverá observar sua cor e se possui cheiro. Então, quando marcar a consulta com seu obstetra, deve informá-lo sobre todas essas valiosas informações, pois são fundamentais para o diagnóstico e para a terapêutica a ser instituída.

 

É normal ter corrimento na gravidez

O corrimento na gravidez é considerado normal, mas isto se refere àquele corrimento aquoso ou leitoso, de cor clara e que não possui nenhum cheiro. Este tipo de corrimento pode vir em grande ou pequena quantidade e não traz nenhum malefício para o bebê, sendo somente o resultado do aumento da circulação sanguínea local e das alterações hormonais típicas da gravidez e, por isso, não necessita de nenhum tratamento. Por isso fique sempre atenta à coloração e ao odor.

 

Saiba mais:

Corrimento na gravidez: por que acontece e como tratar

Exames importantes na gravidez

8 dicas para aliviar o inchaço na gravidez

5 dicas para aliviar as dores na gravidez

15 dicas para aliviar a dor nas costas na gravidez

Como cuidar das veias durante a gravidez

5 Sintomas de gravidez que farão com que você adore estar grávida