Clínica Geral

Saiba mais sobre os tipos de anemia

Por Redação Doutíssima 18/02/2014

tipos de anemiaA anemia em si não é considerada uma doença, contudo a anemia é um sinal de outras doenças. Em mais de 90% dos casos de qualquer que seja o tipo de anemia, ela é causada pela deficiência de ferro no sangue. A anemia é relacionada à deficiência na concentração da hemoglobina (substância do sangue responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo) ou na produção das hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos. Entre os pacientes que mais sofrem com a anemia estão as mulheres, geralmente entre os 20 e 50 anos, por deficiência de ferro, seja por uma dieta deficiente nesse mineral, pela perda excessiva de sangue durante a menstruação ou pelo aumento de demanda de sangue como durante a gravidez. Existem diferentes tipos de anemia. Leia mais à seguir.

 

Os diferentes tipos de anemia

 

 

Entre os tipos de anemia, as mais comuns são:Uma anemia pode ser aguda ou crônica, adquirida ou hereditária. A anemia de tipo aguda acontece quando ocorre uma perda grande e acelerada de sangue. Em geral, a anemia aguda ocorre em casos de acidentes, cirurgias, sangramentos gastrintestinais, etc. Uma anemia crônica é o tipo de anemia provocada por outras doenças. Essas doenças de base podem ser hereditárias (como a talassemia e a anemia falciforme) e outras doenças podem ser adquiridas, como as que ocorrem por deficiência nutricional.

  • Anemia ferropriva: Essa anemia se desenvolve por deficiência de ferro e está comumente ligada à má nutrição (alimentar-se sem variedade de alimentos ou com muito fast-food),
  • Anemia megaloblástica: Anemia que se desenvolve pela falta de ácido fólico no sangue. São especialmente perigosas durante a gravidez e é comum que as gestantes façam suplementos com ácido fólico.
  • Anemia perniciosa: Causada pela carência de vitamina B12 no organismo. Essa vitamina é presente em alimentos de origem animal, por isso essa anemia é muito comum em pessoas que seguem dietas vegetarianas.
  • Anemia falciforme: Essa é uma doença hereditária na qual as células sanguíneas vermelhas possuem um formato de de lua crescente e não conseguem cumprir seu trabalho de transportar o oxigênio pelo corpo.

 

Os sintomas dos tipos de anemia

 

tipos de anemia

Todos os tipos de anemia apresentam seus sintomas de maneira diferente. A anemia aguda é facilmente identificada pois gera sintomas visíveis. Ela ocorre após um grande sangramento, e assim, os médicos já ficam atentos à esse problema.

A situação é mais complicada quando a anemia é do tipo crônica, pois geralmente seus sintomas são mais silenciosos e lentos. Uma anemia desse tipo pode levar anos até manifestar algum sintoma que seja notado pelo paciente ou pelo médico sem auxílio de exames de sangue.

A principal maneira de identificar os tipos de anemia do paciente é por meio de exame sanguíneo. O médico poderá notar a diminuição do volume de hemoglobina, glóbulos vermelhos no sangue ou mesmo do volume total de sangue no corpo. Os sintomas físicos estão relacionados à baixa da pressão arterial, fatiga, palidez, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia.

 

Saiba mais:

Anemia de Fanconi: sintomas, causas e tratamento

Anemia Falciforme: sintomas, causas e tratamento

Alimentos que combatem a anemia

7 maneiras de transformar sua alimentação

7 dicas de alimentação saudável para mamães

Aprenda sobre a importância do ferro na sua alimentação

Conheça os benefícios da vitamina B12 para a saúde óssea