Moda

12 Vestidos longos para você unir conforto e elegância

Por Redação Fortíssima 19/02/2014

O vestido longo, fluido e alegre, é um dos símbolos do verão. No clima da estação, muitas mulheres investem nos estampados e florais, porém, os lisos e coloridos também ganham destaque nos dias mais quentes do ano. Leve, delicado e cheio de charme, o vestido longo é o tipo de peça que não precisa estar nas revistas de moda para ganhar as ruas no verão. A versão diurna dos longos tem todo o frescor que a estação pede e ainda empresta boa dose de estilo aos looks do dia-a-dia.

Carolina Dieckmann, Angélica e Juliana Paiva são algumas das estrelas que são fãs de vestidos longos e os usam em todos os tipos de ocasiões, desde uma festa com os amigos até um passeio no shopping com a família. Sandy, que também investe na tendência, tem 1,58m e comprova que os boatos de que a peça não fica bem em baixinhas é um mito.

 

 

Vestidos longos: a receita certa para unir conforto e elegância

 

 

Baixinhas também podem?

Para as baixinhas que gostam dos vestidos longos, o ideal é apostar sempre no salto alto para não achatar a silhueta. “O salto deve ser casual e confortável, como a proposta da roupa. Anabela ou sapatos de salto grosso são ótimas opções”, diz a consultora de moda Dani Romani.

De acordo com Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa, para evitar parecer menor do que já é, é importante escolher tecidos fluidos que não fiquem armados e volumosos, como as malhas de viscose. Detalhes verticais (costuras, enfeites, recortes etc) também ajudam a criar a sensação de silhueta alongada. Se o vestido for estampado, Marcele recomenda padronagens pequenas, de acordo com o tamanho da pessoa.

 

 

Para quem tem seios grandes

“A melhor opção é o decote em V, que valoriza o colo sem aumentar o volume. Ele ajuda a alongar a silhueta por causa de sua forma que chama atenção para o centro do corpo”, explica Dani. “É muito importante evitar modelos que tenham um bojo recortado e que evidenciem o tamanho real do busto”, completa Marcele.

 

 

E se estiver acima do peso?

Para quem está com uns quilinhos a mais, a dica das especialistas é usar vestidos longos mais soltinhos, com tecido bem fluido, para não marcar a barriga e o quadril. “Prefira os modelos de tons mais escuros e com detalhes nos ombros. Outro truque bacana é apostar em peças com saia lisa e parte de cima estampada, que ajudam a afinar a parte de baixo do corpo”, explica Marcele.

Dani indica peças mais acinturadas, com recortes na diagonal, elásticos ou transpassados. “Isso ajuda a modelar o corpo criando cintura e dando a impressão de que a pessoa é mais magra”, diz a especialista.

 

 

Vai apostar nos vestidos longos? Confira 12 modelos na nossa galeria!

 

Mais modelos para se inspirar!

 

Saiba mais:

Aposte no romantismo: 15 Modelos de vestidos de renda super charmosos

A moda dos vestidos que emagrecem

12 Vestidos curtos lindos para a formatura

Top 5 vestidos mais lindos do festival de Cannes

Dica de moda: vestidos com recorte de triângulo na barriga

Como escolher o vestido de formatura perfeito para você!

5 Looks com saia para você arrasar no calor