Relacionamento

Conheça 6 sinais de que você está realmente apaixonada

Por Redação Doutíssima 19/02/2014

Apaixonar-se é algo tão envolvente que muitos filmes e livros são construídos em torno dessa ideia. Todo mundo quer encontrar um grande amor para compartilhar seus momentos. Mas você sabe decifrar quando o que você sente é amor? Alguns sinais ajudam a identificar os seus sentimentos.

você-doutissima-iStock-getty-images

Nada como estar apaixonado. Foto: iStock, Getty Images

Será que é amor?

Seja em relacionamentos que recém começaram ou em relações que já duram alguns anos, a ideia é que você seja capaz de se sentir feliz. Agora, será que isso é realmente uma paixão?

Essa nem sempre é uma questão fácil de ser respondida, mas felizmente cientistas têm buscado sinais para descobrir o verdadeiro significado de estar apaixonadoEstudos conduzidos por pesquisadores da Universidade Rutgers, Estados Unidos, descobriram que são necessários três estágios: luxúria, atração e ligação.

Todos eles têm relação com processos do organismo, mais particularmente com hormônios. A luxúria é o estágio inicial, sendo basicamente disparada pelos hormônios sexuais existentes – como estrogênio e testosterona.

A atração é a fase seguinte e a primeira em que efetivamente você se sente apaixonado – atuam hormônios como adrenalina, dopamina e serotonina. Finalmente, há a ligação. Nessa etapa, o tempo que o casal passa junto é bastante poderoso – e desperta aquela vontade de avançar níveis. Aqui agem a oxitocina e a vasopressina.

Os 6 sinais que você está amando

Em outro estudo conduzido por cientistas da Universidade Rutgers, foram descobertos ainda quais são os principais sintomas e sinais de alguém que está apaixonado. Confira os seis:

  • Especial

Quando a pessoa se apaixona, começa a pensar que o parceiro é único. Paralelamente, você sente uma incapacidade de sentir paixão romântica por qualquer outra pessoa. Os pesquisadores indicam que isso ocorre em razão de níveis elevados de dopamina central – substância química envolvida em processos como atenção e foco.

  • Perfeição

Quem está apaixonado tende a se concentrar apenas nas qualidades da pessoa amada – sendo incapaz de ver traços negativos. Da mesma forma que o sinal anterior, atribui-se esse sintoma aos níveis elevados de dopamina central – mas também de noradrenalina central, produto químico associado ao aumento de memória na presença de novos estímulos.

  • Confusão

O amor é capaz de levar a frequentes instabilidades emocionais e fisiológicas. Não é raro oscilar entre alergia, euforia, aumento de energia, insônia, perda de apetite, tremores, coração acelerado, ansiedade, pânico e sentimentos de desespero ao menor sinal de contratempos.

Os pesquisadores indicam que a paixão aciona as mesmas regiões do cérebro ativadas em viciados em drogas – ou seja, estar apaixonado seria uma forma de vício.

  • Obsessão

Pessoas apaixonadas gastam, em média, mais de 85% de suas horas refletindo sobre seu objeto de amor. Pensamentos intrusivos, como comportamentos obsessivos, são capazes de resultar da diminuição dos níveis de serotonina central no cérebro.

  • Dependência

Quem está apaixonado apresenta sinais de dependência emocional, incluindo possessividade, ciúmes, medo de rejeição e ansiedade de separação.

  • Eternidade

As pessoas que amam anseiam por união emocional eterna com seu amado. Sempre buscam maneiras de estar mais perto e passam dias sonhando e planejando o futuro a dois.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!