Especialidades

Alergia ao calor: entenda porque acontece

Por Redação Doutíssima 19/02/2014

A alergia ao calor não é exatamente um tipo de alergia. O que ocorre é que, com os dias mais quentes, uma série de reações alérgicas podem aparecer devido ao calor, suor, roupas sintéticas ou bijuterias, por exemplo. Durante o período alérgico, as células que fazem parte do sistema imunológico em uma tentativa de proteger nosso corpo dos organismos não reconhecidos, liberam uma substância que lesam as células e os tecidos.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, trinta por cento da população sofre de algum tipo de alergia. Dentre elas, estão a miliária (brotoeja) onde o suor entope os poros da pele e não consegue sair, dando origem a bolinhas de água vermelhas, comum em bebês e crianças pequenas. Outros sintomas como coceira, ardor, urticárias e dificuldade para respirar também podem aparecer.

Existe também a dermatite de contato, causada por contato direto com uma substância irritante. É o que acontece com as roupas e metais de bijuterias durante os dias mais quentes.Para prevenir estes tipos de alergia evite passar cremes, loções e filtros solares gordurosos especialmente nos dias de muito calor.

Também é importante evitar a exposição excessiva ao Sol. Usar roupas leves e de algodão também são uma boa pedida, pois ajudam a pele a eliminar o suor. E também, beba muita água para manter pele hidratada.

Alergia ao calor: sintomas e tratamentos

Foto: iStock, Getty Images

formação de pequenas bolinhas vermelhas nas regiões expostas ao sol ou nas regiões que mais transpiram.

Foto: iStock, Getty Images

Coceira nestas áreas mais afetadas

eczema atopico
Foto: iStock, Getty Images

Pode haver formação de crostas nos locais das bolinhas devido ao ato de coçar.

Foto: iStock/GettyImages

O tratamento para alergia ao calor é bem simples: Consiste em hidratar bem a pele, tomar banhos frios e beber muita água, além de usar roupas leves e evitar transpiração excessiva. Em alguns casos, é preciso usar medicações tópicas prescritas por dermatologistas. Dependendo da gravidade os dermatologistas costumam receitar sabonetes adstringentes ou até antibióticos tópicos ou sistêmicos.

ar condicionado-istock getty images-doutíssima
Foto: iStock, Getty Images

Para evitar, é bom evitar óleos de banho e hidratantes muito gordurosos também ajuda muito, é bom estar sempre em locais arejados, o ar condicionado pode ser um grande aliado. O uso de roupas apertadas ou quentes demais também pode colaborar para o acúmulo de suor, agravando a irritação.

 

Todo cuidado é pouco se tratando de sua pele, fique atento a qualquer irritação que aconteça com você nesses dias de calor, siga todas as instruções e fique livre de problemas com a alergia ao calor.