Filhos

Como escolher berço de bebê

Por Redação Doutíssima 19/02/2014

berço de bebê

Em seu primeiro ano de vida, um bebê dorme de 15 a 20 horas por dia. Portanto a escolha da cama é fundamental… E complexa: há berços para todos os gostos e todos os bolsos. Hoje, todos os modelos de berço de bebê, ou quase, garantem segurança e conforto. A tendência é marcada pela chegada de materiais naturais, tecidos biológicos e berços evolutivos que pode ser usado durante os primeiros anos da criança.

 

Mas como escolher berço de bebê?

 


Berço com barras, berço “Moisés“, berço de balanço, berço ecológico… Seja qual for a sua escolha, certifique-se que o berço de bebê respeite as normas de segurança. Escolha também um berço adaptado à idade do seu bebê.

 

 

Berço Moisés para bebês de 0 a 3 meses

Este tipo de berço é menor e permite ao bebê de se sentir mais seguro, recriando uma espécie de casulo envolvente. Para os pais que desejam utilizar um berço com barras desde o nascimento do bebê, existem “redutores” que permitem aos recém-nascidos de se sentirem menos perdidos dentro da imensidão do berço de bebê.

Se o berço Moisés possui pés, garanta que, na sua instalação, ele fique bem estável, as rodas da frente devem ser equipadas com freios. Quando à segurança, as paredes devem ter ao menos 20cm de altura. Os novos modelos de berços suspensos permitem que o bebê se embale suavemente. Eles são fixados no teto ou sobre um tripé estável.

 

 

Berço de bebê para dormir “junto” com os pais

Os pais que gostam de ter o bebê na sua cama para criar uma relação mais próxima, acalmar o bebê e facilitar a amamentação, ganharam uma opção para facilitar a vida. Para evitar o perigo de asfixiar o bebê e dormir mais tranquilamente com seu recém-nascido ao lado, já existe o berço de bebê com barras que pode ser aberto de um lado e fixado à cama dos pais, independente da altura.

 

 

O clássico berço com barras

A maioria dos modelos de berço de bebê com barras propõe um estrado ajustável (até 4 alturas diferentes), permitindo que os pais coloquem o bebê no berço mais facilmente.
Outra opção prática: um lado das barras pode ser abaixado para quando a criança começar a sair sozinha da cama, ou uma série de 2 ou 3 barras removíveis que oferecem a opção de que a criança suba sozinha na cama sem risco de cair.

Na moda, mas menos arejados, os berços com vidro ou acrílico são uma alternativa ao berço com barras.

Os materiais naturais, como a madeira maciça com verniz ou cera ecológica garantem um ambiente mais saudável ao bebê.

No espírito das “compras sustentáveis”, muitos modelos são evolutivos, se transformando em caminha com uma barras baixa removível. Alguns modelos podem até mesmo se transformar em mesa de estudos.

 

 

Berço de bebê ecológico

Confortável, leve, seguro, barato e ecológico, o berço em papelão é excelente! Ele se dobra e se desdobra sem precisar de ferramentas e pode ser personalizado (já que você pode desenhar e colar o que quiser sobre o papelão). Esta é uma boa opção para os bolsos.

 

 

Saiba mais:

Instalar o berço do bebê no seu quarto ou não? Eis a questão!

A hora certa de trocar o berço pela cama

Deixar ou não o bebê chorar no berço?

7 dicas para o seu bebê crescer saudável

Saiba como funciona o sono dos bebês

Saiba exatamente quantas horas de sono um bebê precisa

Respiração do bebê durante o sono: o que é e o que não é normal