Saúde

Cuidados com a transpiração do pés

Por Redação Doutíssima 19/02/2014

Em pé, caminhando, correndo, pulando … e graças a quem? Aos pés. Para garantir todas as suas funções, o pé é um mecanismo complexo que inclui uns trinta ossos, uns vinte  músculos, uns cem ligamentos e nervos, umas trinta articulações além de mais de 7000 terminações nervosas.
Sempre solicitado, muitas vezes parado, quando o pé se cansa ele dói. Portanto, preste um pouco de atenção aos seus pés de vez em quando. Quanto aos odores, bem… também não podemos exigir muito de nossos pés: trancado o dia todo em um sapato não é de se estranhar que o pé transpire.

 

Pés suados e odores desagradáveis
Muitas glândulas sudoríparas estão localizadas sob as solas dos pés. Elas desempenham um papel de termostato que permite regular o calor causado pela temperatura exterior e o atrito que aquece o pé. Além disso, o uso de sapatos fechados e a utilização de meias sintéticas aumentam a transpiração, os pés ficam úmidos e os odores desagradáveis ​​aparecem.

 

Como lutar contra a transpiração excessiva dos pés?
O ideal seria andar de sandálias todos os dias, infelizmente, sabemos que não é sempre possível. Evite sapatos com a parte interna feita de materiais sintéticos e dê preferência a meias feitas de fibras naturais.
Para os esportistas, a maioria das marcas oferece meias com fibras especialmente tratadas para permitir a evacuação da transpiração, mantendo os pés secos e evitando a formação de maus odores, graças a um tratamento bactericida.

E por fim, desodorantes especiais para os pés, mais fácil de usar que o talco da época dos nossos avós, fará você se sentir confortável em seu tênis ao longo do dia.

 

 

Veja mais:

Cuidados com os pés

Cuidados com o corpo

Tire suas duvidas sobre suor e transpiração