Sem categoria

Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol bom

Por Redação Doutíssima 19/02/2014

colesterol bomO coração é um órgão vital no corpo humano. Para manter a saúde em dia e garantir uma vida longa é fundamental cuidar do coração. Existem diversos fatores que podem influenciar a saúde do coração, entre elas, manter altos os níveis do colesterol bom e diminuir o mal colesterol no sangue. Manter-se energizado e saudável por meio da prática de esportes, além de bem nutrido através de uma dieta equilibrada, pode garantir a saúde do coração e um aumento do colesterol bom no corpo. Continue lendo e aprenda mais sobre a sua saúde cardíaca, o colesterol bom e os alimentos que auxiliam no aumento dos níveis dessa substância no sangue.

 

O que é o colesterol bom?

 

De modo geral, o colesterol é uma substância gordurosa, um lipídio presente em todas as células do corpo humano. O colesterol é dividido entre o colesterol bom, HDL e o mau colesterol LDL. Esses lipídios podem ser encontrados em alimentos de origem animal como a carne, o leite integral e o ovo. O colesterol HDL é considerado o bom colesterol. O colesterol bom serve para equilibrar o nível do mau colesterol no sangue. Sua principal função é auxiliar na expulsão do excesso de colesterol ruim (LDL). Dessa forma, evita-se que placas de gorduras se formem nas artérias e as entupam, causando inúmeros problemas cardíacos, dentre eles o infarto.

O HDL, colesterol bom, precisa ser mantido em valores iguais ou superiores à 60mg/dl no sangue para garantir uma boa saúde. Apesar do foco sempre estar sobre a abaixa do nível do mau colesterol, a importância de manter o colesterol bom em níveis altos é tão grande quanto manter o colesterol ruim em baixos níveis.

 

Alimentação e exercícios para aumentar os níveis do colesterol bom (HDL)

 

colesterol bomCom exceção a caso de pessoas que precisam de auxílio médico específico, é possível controlar naturalmente os níveis de colesterol. Basta se exercitar e principalmente saber escolher os alimentos que farão parte da sua dieta diária. Para reduzir o colesterol ruim, é indicado evitar alimentos gordurosos, frituras, alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. Para saber se um alimento possui excesso de gordura, leia sempre o rótulo do produto. Alguns tipos de alimentos auxiliam no aumento do nível do colesterol bom. Por exemplo, consumir alimentos ricos em fibras ou em ômega 3.

Inclua na sua dieta diária ao menos quatro dos seguintes alimentos: peixes (em especial a sardinha), feijão, aveia (ou outros cereais), grãos integrais, quiabo, berinjela, óleo de girassol (ou de canola), nozes, maçã, uva, morango, frutas cítricas.

 

Saiba mais:

Colesterol HDL e LDL: entenda a diferença

6 Remédios naturais para baixar o colesterol

Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol ruim

10 alimentos que diminuem o seu colesterol

Dicas de dieta para colesterol infantil alto

Veja o que pode elevar seu colesterol

Como elevar os níveis de colesterol bom