Filhos

Alergia no bebê: saiba o que fazer

Por Redação Doutíssima 20/02/2014

alergia no bebê

Você descobriu recentemente que o seu bebê tem alergia?

Se o seu bebê está com a pele irritada ou tem apresentado outros sintomas como diarréia e vômitos, é preciso ter cuidado, pois, estes podem ser sinais de alergia. Saiba mais sobre as causas e o tratamento da alergia no bebê:

 

O que é?

A alergia é uma reação do sistema imunológico  que ocorre quando o organismo entra em contato com alguma substância estranha, seja ela ingerida, inalada ou tocada. Quando a alergia surge, o organismo libera compostos químicos no sangue causando sintomas como irritação na garganta, diarreia, coceira.

Tratamento da alergia no bebê

O tratamento da alergia no bebê, é feito através de anti-histamínicos e corticosteroides receitados pelo médico. Você também pode ajudar no tratamento da alergia do seu filho, se a causa da reação alérgica dela for respiratória, o melhor a fazer é começar eliminando os elementos causadores, basta tomar algumas medidas como:
– Evitar ursos de pelúcia no quarto, travesseiros de pena e animais de estimação.

– Manter o quarto do bebê sempre limpo, para isso, passe aspirador sempre que possível. Uma boa medida é optar por um aspirador com filtro HEPA, pois, ela ajuda a não espalhar a poeira. Limpe também os móveis e prateleiras para evitar o acúmulo de pó.
– Mantenha as roupas de cama limpas e bem lavadas – Troque as roupas de cama com frequência para eliminar a sujeira e os ácaros que são os principais causadores da alergia no bebê.
Caso a alergia no bebê esteja relacionada ao pólen, você deve evitar de expor o seu filho por muito tempo ao vento e dar banho nele com frequência.

 

bebê comida

Alergia alimentar

 

Se você notou que o seu filho apresenta algumas reações depois de ingerir certos alimentos, o melhor a fazer é verificar com o pediatra qual é o melhor tratamento para ele. Os sintomas mais comuns decorrentes deste tipo de alergia no bebê são chiadeira no peito, inchaço na língua e nos lábios, irritação e coceira na pele. Eles normalmente aparecem uma hora após a ingestão do alimento.
As crianças também podem ter intolerância a determinados alimentos, que é diferente da alergia. Nesse caso, os sintomas são dor de barriga, gases, cólica, diarréia,e vômitos. Além, de consultar o pediatra, uma das coisas a se fazer para descobrir o agente causador da intolerância é ir eliminando diariamente alguns alimentos da alimentação do bebê e observar se ha uma melhora.
Se a criança é intolerante ao leite de vaca, o médico pode indicar o leite à base de soja, por exemplo.

 

Saiba mais:

 

Alergia alimentar: sintomas, causas e tratamento

Alergia ao leite: entenda porque acontece

Alergia respiratória: sintomas, causas e tratamento

Angioma: sintomas, causas e tratamento

Como lidar com um bebê com intolerância à lactose

Alimentando o seu bebê: Recém-nascido a um ano

Acne Neonatal: Causas e tratamentos