Amamentação > Filhos

Amamentação após o implante pode não causar flacidez

Por Redação Doutíssima 20/02/2014

mitos-sobre-a-amamentacao-586x353

Quaisquer alterações resultam da gravidez, não da amamentação, dizem os médicos.

Mulheres com implantes nos seios não precisam ter medo de que a amamentação cause flacidez, segundo novos estudos.

Muitas mulheres temem que a amamentação possa alterar a aparência dos seus seios, “especialmente depois de terem investido em um aumento dos seios”, disse a autora do estudo, Dr. Norma Cruz, professora de cirurgia plástica da Universidade de Puerto Rico School of Medicine, em San Juan.
Um estudo com quase 120 mães com implantes mamários descobriu que a amamentação não foi um fator de risco significativo para a flacidez da mama. “As mulheres são livres para amamentar, sem a preocupação de afetar a aparência do seu aumento de mama”, disse Cruz. Como a amamentação é benéfica para a saúde em geral da criança e da mãe, é importante transmitir essa mensagem para as novas mães, disse a doutora.
Outro estudo em mulheres sem implantes mamários também mostrou que a amamentação não foi um fator de risco significativo para flacidez da mama, acrescentou.

Dr. Jeffrey Salomon, professor clínico assistente de cirurgia plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, disse que os implantes mamários não interferem na capacidade da mulher para amamentar. Os implantes são colocados sob a glândula mamária, acima ou abaixo do músculo peitoral, disse ele.

“Não há rompimento da glândula mamária ou dos dutos de leite para o mamilo em nenhum dos casos”, disse Salomon.
A causa mais comum de seios caídos são alterações da mama após a gravidez, disse Salomon. “Essas mudanças estão relacionadas com a diminuição da produção dos hormônios que aumentam os seios durante a gravidez”, disse ele.

 

Durante a gravidez, o tecido mamário fica inchado e expandido. Após o parto, os níveis desses hormônios reduzem muito e os seios desincham, resultando em flacidez, disse Salomon.
Para o estudo, a doutora Norma Cruz comparou mudanças nas medidas dos seios de 57 mulheres com implantes que amamentaram por mais de seis meses em média, com 62 mulheres similares que não amamentaram. As medidas foram feitas antes da gravidez e um ano após a gravidez ou um ano após a fim da amamentação .

Cruz não encontrou alterações significativas de medidas ou flacidez entre as mulheres que amamentaram ou não.
Embora as medidas de mama e flacidez realmente aumentassem, foi devido a alterações relacionadas com a gravidez, e não com a amamentação, disse ela.

“Este estudo deve ser reconfortante para mulheres com implantes que decidem amamentar, e elas podem ter certeza de que o risco de flacidez pós-parto nos seios não é significativamente diferente do grau de flacidez da mama em mulheres que amamentaram das que optaram por não amamentarem”, disse Salomon .