Clínica Geral

Anemia Perniciosa: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 20/02/2014

A anemia perniciosa é conhecida também por anemia de Addison, se caracteriza pela redução nos glóbulos vermelhos quando o intestino não consegue absorver adequadamente a vitamina B12.

A falta da vitamina é a causa da anemia megalobástica, mas quando há uma má absorção em consequência da falta de fator intrínseco é que ela recebe o nome de anemia perniciosa.

A doença pode afetar todos os grupos étnicos. No entanto, os maiores número de pessoas com a doença é no norte da Europa e escandinavos. Não é comum que ela ocorra antes dos 30 anos de idade, apesar da forma juvenil atacar crianças, normalmente antes de completarem 3 anos de idade.

anemia perniciosa

Causas

A anemia perniciosa é um tipo de anemia da vitamina B12, o nosso corpo precisa da vitamina B12 para a produção dos glóbulos vermelhos. Você pode ingerir a vitamina B12 através da ingestão de alimentos como carne vermelha, aves, mariscos, ovos e produtos lácteos.

O fator intrínseco, uma proteína especial, ajuda o nosso intestino na absorção da vitamina B12. Essa proteína é liberada pelas cédulas no estômago. Quando o fato intrínseco não é produzido em quantidade suficiente pelo estômago, ele não é capaz de absorver a vitamina B12 de forma adequada.

Outras causas da anemia perniciosa incluem:

  • Gastrite atrópica, revestimento do estômago enfraquecido.
  • Condição autoimune onde o sistema imunológico ataca a proteína fator intrínseco ou as células que a produzem.

Doenças como tireoidite crônica, diabetes tipo 1, amenorreia secundária,. disfunção testicular, vitiligo podem aumentar o risco da doença.

Sintomas da anemia perniciosa

Algumas pessoas não apresentam sintomas da anemia perniciosa. Os sintomas podem ser flexíveis, entre eles:

  • Diarreia ou constipação
  • Cansaço, falta de energia ou tontura ao ficar de pé e realizar exercícios
  • Perda de apetite
  • Palidez
  • Problemas de concentração
  • Falta de ar, principalmente ao fazer exercícios
  • Língua inchada e vermelha ou sangramento da gengiva.

Quando os níveis baixos de vitamina B12 são apresentados por um longo período de tempo, pode haver danos ao sistema nervoso. Os sintomas podem incluir: confusão, depressão, perda de equilíbrio, entorpecimento e formigamento nas mãos e pés.

anemia perniciosa

Tratamento

O tratamento da anemia perniciosa tem como objetivo aumentar os níveis de vitamina B12 no organismo.

O tratamento ocorre através de um injeção de vitamina B12 uma vez por mês. As pessoas que apresentam níveis extremamente baixos normalmente precisam de mais injeções no início do tratamento.

Alguns pacientes precisam tomar suplementos de vitamina B12 por via oral. Para algumas pessoas, os comprimidos são suficientes e as injeções são desnecessárias.

 

Saiba mais:

Alimentos que combatem a anemia

Saiba mais sobre os tipos de anemia

Anemia de Fanconi: sintomas, causas e tratamento

Anemia Falciforme: sintomas, causas e tratamento

Descubra os sintomas da falta de Vitamina B12 no seu corpo

Conheça os benefícios da vitamina B12 para a saúde óssea

15 vitaminas e minerais vitais para a sua saúde