Clínica Geral

Saiba mais sobre a tosse alérgica

Por Redação Doutíssima 20/02/2014

A tosse te atacou de novo?

Ficar com o famoso “cof-cof” não é agradável para quem tosse e nem para quem ouve. Muita calma nessa hora! O Doutíssima vai te ajudar. Saiba mais sobre a tosse alérgica e aprenda a fazer dois remédios caseiros para combatê-la:

A tosse é um mecanismo de defesa usado pelo corpo para limpar as vias respiratórias. Ela funciona como um reflexo para proteger os pulmões e expulsar elementos que causam irritações ou inflamações. Existem 2 tipos de tosse: a aguda que pode durar até 3 semanas e a persistente que dura mais de 3 semanas, nesse caso, é preciso procurar um médico.

tosse alérgica

 

O que é a tosse alérgica?

 

A tosse alérgica é um tipo de tosse causada pelo contato com poeira, pólen de flores, pelos de animais, produtos químicos etc.

Os principais sintomas da tosse alérgica são crises de tosse persistentes durante o dia. Geralmente, elas incomodam muito e podem tambem causar dor e inflamação na garganta pelo esforço que fazemos ao tossir.

 

Tratamento

 

O tratamento para a tosse alérgica normalmente é feito através de xaropes receitados pelo médico, além de pastilhas e remédios caseiros.

 

Prevenindo a tosse alérgica

 

Uma vez que a tosse alérgica é causada pelo contato com substâncias alergênicas no ar; um dos principais cuidados para evitá-la é manter a casa limpa, tirar a poeira dos móveis e superfícies, passar aspirador com frequência, além de evitar contato com substâncias alergênicas.

Outras medidas que você pode tomar é usar produtos hipoalérgicos, como fronhas e colchões, pois, eles ajudam a evitar os ácaros que são os principais agentes causadores de alergias. Além disso, troque com frequência roupas de cama e evite bichos de pelúcia no quarto. Evite incensos e perfumes fortes que podem piorar a alergia.

 

Remédio caseiro para tosse alérgica

 

Uma das maneiras eficazes para aliviar a tosse é o uso de remédios caseiros. Feitos à base de produtos naturais, eles ajudam a limpar as vias respiratórias diminuir o incômodo causado pela tosse. Confira as receitas de remédios caseiros para o tratamento da tosse alérgica:

 

rabanete

Xarope de rabanetes

 

Além de ser rico em vitamina C, o rabanete tem efeito calmante e expectorante, sendo eficaz contra a tosse. Para preparar este xarope, você vai precisar de:

– 10 rabanetes

– 1 copo de suco de limão

– Algumas gotas de mel

Corte os rabanetes em rodelas e coloque no liquidificador, adicione o suco de limão e metade de um copo de água. Coe a mistura e adicione algumas gotas de mel, em seguida, ferva o líquido durante 20 minutos, até que ele fique com  a consistência de xarope. Tome 3 colheres de sopa por dia.

 

cha de urtiga

Receita de chá de urtiga

 

A urtiga é uma boa aliada no combate à tosse, pois, ela ajuda a aliviar a irritação na garganta. Para fazer este chá, vocâ vai precisar de:

– 1 colher de sopa de folhas de urtiga

– 1 copo de água

 

Modo de preparo

 

Adicione as folhas de urtiga e a água em uma panela, deixe ferver por 5 minutos e desligue. Coe o chá e tome duas vezes por dia. Se quiser, pode adicionar açúcar ou mel.

 

Saiba mais:

 

5 Receitas caseiras para curar a tosse

Como acabar com a tosse seca

Xarope contra a tosse: é bom ou não vale a pena?

3 Receitas casieras para aliviar a tosse

Rinite: Saiba como evitar reações alérgicas dentro de casa

Relato de mãe: Tosse infantil incomoda as crianças e os pais

Saiba mais sobre os sintomas da alergia