Relacionamento

Quando a sua mãe fica do lado do seu ex-marido

Por Redação Doutíssima 20/02/2014

ex-marido

Terminar uma relação é difícil. Alguns dos estresses podem vir de uma fonte inesperada. Quando Lee (nome fictício) se separou de seu marido, ela quase perdeu a mãe.
Ela e sua mãe nem sempre se deram bem, diz Lee, mas depois do divórcio, os laços entre sua mãe e seu ex-marido adicionaram uma tensão extra. Apesar de ter acontecido anos atrás, Lee se lembra de um incidente como se fosse ontem. Pouco depois de ter os papéis do divórcio assinados, sua mãe levou seu neto de 3 anos de idade e seu ex-genro ao circo com ingressos que havia ganhado. Lee descobriu logo após através da animação de seu filho.

 

“Eu fiquei triste e depois com raiva”, diz Lee. “Eu não estou dizendo que sou uma pessoa melhor do que o meu ex ou qualquer outra pessoa, mas eu sou sua filha. Dentro de mim eu sentia que ela deveria sempre estar do meu lado”.

Não é incomum sentir-se traído pelas pessoas próximas a nós após o divórcio, diz Judith Margerum, PhD, psicóloga clínica.
“O divórcio é um evento muito importante na vida. Ela afeta a auto-estima das pessoas, como elas se sentem sobre elas mesmas”. E quando um ente querido escolhe um dos lados, diz Margerum,”é muito dolorido”.

 

Não é apenas com a família, os amigos também entram na disputa. Um estudo sugere que as mulheres podem perder até 40% de seus amigos em comum depois do divórcio. Algumas pessoas permanecem leais à pessoa de quem elas eram amigas primeiro. Alguns casais não sabem como incluir uma única pessoa em sua mistura social, diz Marie Hartwell-Walker, EDD, conselheira de casais e família.

Algumas amizades se desfazem também por razões práticas. “Às vezes é muito difícil para um terceiro permanecer amigo de ambos por falta de tempo de estar com cada um individualmente”, diz Hartwell-Walker.

 

Dicas para se lidar com o problema
Seja realista. Embora possa ser tentador pedir a família e os amigos para deixarem de ter contato com seu ex, você não tem esse direito. “Você não pode legislar os relacionamentos de outras pessoas”, diz Hartwell-Walker. “É importante não esperar que as pessoas gostem ou não das mesmas pessoas que você.”

Estabelecer limites adequados. Você não pode pedir às pessoas para pararem de ver seu ex, você pode pedir, no entanto, para elas não te contarem quando ele consegue um novo emprego ou começa a namorar uma nova pessoa.

Não leve isso para o lado pessoal. Nem tudo é sobre você, diz Margerum. Em vez de pensar: “Se minha mãe tem um relacionamento com meu ex, ela não se importa comigo”, pense: “Eles são amigos há 20 anos.”

Apague a ideia de “lados”. “Isso implica que há um certo e um errado, o que implica que as coisas sejam simples”, diz Hartwell-Walker.

Seja compreensivo. “Você se divorciou, não eles,” diz Hartwell-Walker. Imagine que seus amigos e familiares estão fazendo seu melhor para administrar essa situação complicada. Lembre-se de que a relação deles com o seu ex é diferente da sua com ele. “As pessoas podem ser parceiros conjugais ruins mas ainda assim bons pais, seres humanos decentes e bons amigos.”

Peça instruções. Se você acha que está sendo excluída, porque você está só em meio a outros casais, “você poderia dizer às pessoas que você ainda gostaria de sair com elas mesmo que você não tenha um parceiro no momento”, diz Margerum.

Lute para manter amizades importantes. Embora você possa deixar partir alguns amigos, existem alguns que você realmente queira manter. “Eu não deixaria passar uma amizade que eu valorize bastante”, diz Hartwell-Walker. Tente manter contato.
Pense nas crianças. Se você tiver um filho com alguém, você está sempre ligado a essa pessoa, mesmo após o divórcio, Margerum diz.

Planeje as visitas com antecedência. Se a sua mãe ou os seus amigos convidam o seu ex para uma festa que você vai, pergunte-se o que você precisa fazer para se sentir confortável e desfrutar da noite, diz Hartwell-Walker. Pense antes sobre com quem você quer falar e onde você pode ir para respirar um pouco e retomar as forças. Mantenha seus compromissos.
Concentre-se em seguir em frente. Se você está remoendo o seu rompimento, Margerum diz: “você está desperdiçando sua energia emocional em coisas negativas.”

 

 

Veja mais:

 

Minha relação com a minha sogra não é das melhores…

Quero minha filha de volta!