[the_ad_group id="16403"]
Clínica Geral

Dermatite de contato: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 21/02/2014

Sua pele tem apresentado vermelhidão, coceira insuportável, bolhas ou irritação? Se este for o caso, é hora de procurar um médico, pois, pode se tratar de dermatite de contato. Saiba mais sobre os sintomas e o tratamento desta inflamação:

dermatite de contato

  A dermatite de contato é uma inflamação provocada pelo contato da pele com alguma substância alergênica.

Causas


A dermatite de contato ocorre quando a nossa pele entra em contato direto com alguma substância que provoca alergia ou irritação que pode se agravar com o passar do tempo. Existem várias substâncias que podem provocar a dermatite, como sabonetes, detergentes, solventes, materiais alcalinos, antibióticos, cosméticos e produtos derivados de borracha, como o látex, por exemplo. A dermatite de contato pode efetar qualquer parte do corpo, porém, ela aparece com mais frequência nos pés, mãos, na cabeça e nas pálpebras.

Sintomas da dermatite de contato


Os principais sintomas da dermatite de contato são coceira na região afetada, vermelhidão, inchaço, sensação de queimação, bolhas, ardência, além de escamação e encrostação em aguns casos.

Diagnóstico

O diagnóstico da dermatite de contato geralmente é feito por um especialista através de exames da pele do paciente, ele é baseado principalmente pela aparência da pele e no histórico de exposição a algum agente irritante ou alergênico. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o teste é composto por algumas etapas: Na primeira, o especialista aplica algumas placas com amostras de possíveis substâncias alergênicas na pele do paciente. Depois de 48 horas, essas placas são removidas para verificar se o paciente sofreu alguma reação alérgica. Durante a terceira consulta, o especialista tenta identificar se o paciente sofreu alguma reação retardada. Além do teste, outros exames podem ser requeridos para identificar as causas da dermatite, como é o caso da biópsia de lesão da pele.

dermatite

Tratamento


O tratamento da dermatite de contato é feito através de medicamentos que combatem a inflamação como cremes ou pomadas de corticosteroides, sempre receitados pelo médico. Além disso, é preciso higienizar as mãos com água durante o dia para eliminar restos de elementos alergênicos da pele.

Como prevenir a dermatite de contato

Para evitar a inflamação o ideal é evitar contato com as agentes alergênicos, para isso, utilize luvas protetoras ou acessórios como sapatos fechados, por exemplo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a dermatite de contato costuma desaparecer sem complicações em 2 ou 3 semanas. Porém, ela pode retornar assim que a pessoa tiver contato o agente causador da inflamação. Para mais informações, consulte o Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Saiba mais:

Alergia no bebê: saiba o que fazer Hiperidrose: dermatologista explica como tratar Dermatose: sintomas, causas e tratamento Choque anafilático: sintomas causas e tratamento Alergia ao látex: entenda porque acontece Tudo o que você queria saber sobre o teste de alergia Alergia nos olhos: entenda porque acontece


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]