Clínica Geral

Hiponatremia: conheça sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 21/02/2014

Quando o nível de sódio no sangue está muito abaixo do necessário para o bom funcionamento orgânico, ocorre a hiponatremia. Esse problema afeta a regulagem de água nas células do corpo, desestabilizando também a pressão sanguínea. Assim, nervos e músculos passam a não trabalhar corretamente.

 

Náuseas, vômitos, confusão mental, fraqueza, espasmos musculares, inquietação, irritabilidade, perda de energia, dor de cabeça e mesmo convulsões podem ser sintomas da hiponatremia. Para combater o problema, o principal meio de prevenção é o consumo do sódio, que só é obtido através da alimentação.

hiponatremia

Baixos níveis de sódio no sangue podem causar dores de cabeça e irritabilidade. Foto: iStock, Getty Images

 

Hiponatremia pode ser causada por falta de água

São várias as causas da hiponatremia. Problemas renais, cardíacos e hepáticos podem levar ao acúmulo de fluidos no organismo, que acabam diluindo o sódio na corrente sanguínea. Além disso, retenção de líquidos, diarreia crônica e vômitos favorecem o problema por eliminarem muito sódio de uma única vez.

 

A água tem um lado positivo e outro negativo para essa situação. De certa forma, ela é necessária para que todo o organismo permaneça saudável e hidratado, mas pode levar à diluição e eliminação do sódio.

 

No entanto, a desidratação leva à falta do composto porque ficar sem água provoca a perda de líquidos e eletrólitos, grupo de substâncias do qual o sódio faz parte.

 

Mudanças na produção dos hormônios, principalmente as ocasionadas por problemas de saúde, prejudicam a capacidade das glândulas de ajudar na manutenção do equilíbrio corporal entre potássio, água e sódio. Com os níveis hormonais baixos da tireoide, também se desenvolve um quadro de falta de eletrólitos.

 

No grupo de risco da hiponatremia estão as pessoas mais velhas, principalmente se possuírem algum tipo de doença crônica que altere os níveis de sódio. Medicamentos diuréticos, analgésicos e antidepressivos também podem aumentar a quantidade de suor e urina, por onde o sódio é eliminado do corpo.

 

Como tratar a hiponatremia

O tratamento da hiponatremia é feito com base nas causas, tentando combatê-las. Se isso não pode ser feito, são utilizados recursos para melhorar o equilíbrio do sistema metabólico, deixando-o em níveis de trabalho satisfatórios. Somente a reposição de sódio não é suficiente para tratar esse problema de saúde.

 

No Hospital Israelita Albert Einstein, Maysa Seabra Cendorogolo, médica geriatra, afirma que o tratamento precisa envolver o controle dos índices de água livre e sem sais no organismo. Não bastam apenas as soluções caseiras de sódio, e sim tratar de forma mais completa.

 

O estilo de vida pode precisar sofrer mudanças, cortando alguns remédios e adicionando sódio à dieta. Em alguns casos, é necessário passar por medidas mais agressivas, como aplicação de fluidos intravenosos com soluções de sódio e uso de analgésicos e anticonvulsivos.

 

Para prevenir o quadro, é necessário tratar todas as condições subjacentes, ajudando a manter o teor de sódio equilibrado. Quando há predisposição para o problema, é necessário utilizar medicamentos diuréticos, mas sempre sob recomendação médica para que o sangue não seja afetado.

 

Durante a prática de exercícios físicos intensos, a hidratação deve ser frequente para reposição dos fluidos que se perdem no suor. No entanto, deve haver especial cuidado com os excessos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!