Clínica Geral

Leucemia aguda: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 21/02/2014

A leucemia aguda é uma doença que afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo. Conheça mais sobre os seus sintomas e tratamentos:

leucemia agudaO que é

 

A leucemia é uma doença que afeta os leucócitos, mais conhecidos como glóbulos brancos. Ela provoca a proliferação das células malignas na medula óssea, substituindo as células normais.

A leucemia aguda ocorre mais em crianças e em jovens, sendo responsável por muitas mortes, só no ano de 2012, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que houve cerca 7500 pessoas afetadas pela doença.

 

O que acontece no organismo de quem tem leucemia aguda?

 

Conforme as células anormais se proliferam na médula óssea, o organismo encontra dificuldades para produzir novas células: os glóbulos vermelhos (a falta destes provoca anemia, fraqueza e cansaço crônico); os glóbulos brancos (a falta deles deixa a pessoa mais suscetível à infecções); e as plaquetas ( a falta delas provoca sangramentos da gengiva e do nariz, manchas roxas).
De acordo com o Dr. Nelson Hamerschlak, hematologista do Hospital Albert Einstein, os sintomas da leucemia são similares aos de doenças comuns, mas, com o passar do tempo, esses sintomas se tornam mais graves e persistentes, o pessoa pode apresentar gânglios linfáticos inchados, febre ou suor noturno, além de desconforto abdominal devido ao inchaço do baço ou do fígado.
A leucemia aguda tem esse nome porque é uma doença de progressão rápida e quanto antes for identificada, melhor em termos de resposta ao tratamento.

 

Causas

 

As causas da leucemia aguda ainda são desconhecidas, mas acredita-se que alguns fatores possam aumentar as chances da doença, como por exemplo:

– Exposição à substâncias químicas, como o benzeno

– Medicamentos utilizados na quimioterapia, entre eles drogas e agentes alquilantes

– Exposição à radiação

– Complicações genéticas – Alguns problemas genéticos podem aumentar o risco de desenvolver leucemia aguda, como a imunossupressão (complicação que deixa os sistema imunológico debilitado após um transplante de órgãos)

 

 

leucemia agudaDiagnóstico

 

Segundo o Dr. Nelson Hamerschlak, o diagnóstico da doença é feito através de exame de sangue (hemograma), entretanto, a confirmação é dada após exames na medula óssea, um deles é o mielograma. O médico explica que durante estes exames, é retirado o material esponjoso de dentro do osso para a análise das células encontradas.

 

Sintomas

 

A leucemia aguda provoca diversos sintomas como cansaço, palidez, sangramento no nariz, dores nos ossos e articulações, dores de cabeça, febre, falta de ar, perda de peso, hematomas e menstruação com fluxo muito intenso, além de deixar a pessoa com mais suscetível de desenvolver infecções.

 

Tratamento

 

O tratamento da leucemia aguda consiste na destruição das células malignas através de medicamentos quimioterápicos para permitir que a medula óssea produza células normais. O paciente pode apresentar um resultado positivo em um curto espaço de tempo. Segundo o Dr. Nelson, de acordo com o tipo de leucemia, é preciso estender o tempo da quimioterapia (terapia de consolidação e manutenção). Dependendo do caso, o tratamento pode durar de dois anos e meio até 3 anos e durante este tempo, os remédios utilizados ajudam a impedir que a doença evolua.

 

Saiba mais:

 

Leucemia: sintomas, causas e tratamento

Leucemia Mieloide Aguda: sintomas, causas e tratamento

Como lidar com a depressão no tratamento contra o câncer

Anemia de Fanconi: sintomas, causas e tratamento

Quais são os efeitos colaterias da quimioterapia

O que é e como funciona a quimioterapia

6 Alimentos que aumentam o risco de câncer