Relacionamento

Quando é a hora certa do casal morar junto?

Por Redação Doutíssima 21/02/2014

Chega aquele momento em que a relação está estável e tudo vai bem. Pode ser que vocês já estejam há muito tempo juntos e então surge a ideia de morar junto. Essa é uma prática muito comum entre os casais atualmente. O que começa baseado no amor entre duas pessoas se mostra também vantajoso pelo lado econômico quando se os dois pagam aluguel e outras contas separadamente. Mas será que o casal está pronto para tomar essa atitude? Quando é momento certo do casal morar junto? Saiba mais sobre o assunto.

morar junto

 

Para morar junto…

 

…é preciso ter certeza de que é a hora certa, além de existir o amor entre o casal. Para ser a hora certa, vocês têm que saber se têm os mesmos objetivos e que imaginam a vida sob o mesmo teto de maneira parecida. No começa pode ser lindo poder acordar todo dia ao lado do seu amor, mas morar junto significa também dividir tarefas domésticas, dividir as contas e sobretudo dividir a sua privacidade. Muita gente esquece desses pequenos detalhes, mas eles podem acabar minando a relação e levar tudo à perder.

Se a ideia de morar junto surgir primeiro de um dos lados, não pressione o outro para topar nem se sinta pressionado a dizer sim. É preciso conversar e amadurecer a ideia juntos. Conversem sobre os hábitos que vocês têm em casa. Imaginem como seria a vida juntos, quem teria qual função, como dividir as contas, quais regras deveriam ser postas, onde vocês teriam que ceder, e pensem se estão dispostos a fazer tudo isso de verdade.

Para alguns casais, vai ser ótimo morar junto porque saem finalmente da casa dos pais para terem mais privacidade. Para outros, que já moram sozinhos, pode ser difícil ter que abrir mão da sua individualidade e manias.

morar junto

É importante também pensar no impacto geográfico que morar junto pode causar. Pensem em onde vocês morariam. Na casa de um dos dois? Em uma nova casa? Novo bairro? Pode ser complicado abrir espaço para uma nova pessoa na sua casa e se desapegar do local como só seu. Prepare-se para essa modificação. Do mesmo modo, se vocês forem à um novo bairro, toda a rotina de vocês vai mudar quanto à transporte, vizinhos.

Conversem, conversem e conversem outra vez! Antes de decidir, a melhor coisa é ter certeza do que estão fazendo e assumir os riscos juntos. Esse é um grande passo para o casal, por isso desejamos que tudo dê certo para vocês!

 

Saiba mais:

4 Dicas financeiras para jovens casais

As vantagens do casamento e relacionamentos a longo prazo

Casamento em casas separadas: será que dá certo?

Verdade ou mentira: pessoas casadas engordam

Como conciliar o namoro e suas amigas?

7 Dicas para aumentar a libido da sua namorada

Namoro ou amizade? Como identificar se seu amigo pode ser seu homem ideal