Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: décima sétima semana de gestação

Por Redação Doutíssima 22/02/2014

décima sétima semana de gestaçãoJá descobriu o sexo do seu bebê?! Parabéns! A maioria das gestantes conclui a décima sétima semana de gestação já sabendo o sexo do seu bebezinho. Se ainda não deu pra fazer uma ultra-som, procure seu médico para marcar o exame e finalmente poder ter essa notícia tão esperada. Além do sexo, muitos outros detalhes poderão ser percebidos nessa ultra-som. Veja como está o seu bebê na décima sétima semana de gestação.

 

O desenvolvimento do bebê na décima sétima semana de gestação

 

Na décima sétima semana de gestação, seu bebê está medindo da cabeça ao bumbum por volta de 13 centímetros, ou seja, o tamanho de uma mão humana. Ele pesa cerca de 140 gramas. Como dissemos anteriormente, já dá para descobrir o sexo do seu bebê. Para escutar seus batimentos cardíacos, basta utilizar um estetoscópio especial. Sempre que você r à uma consulta de pré-natal, peça a seu médico que te deixe ouvir o coração do bebê. Esse pequeno gesto traz conforto e emociona muito os futuros pais.

décima sétima semana de gestaçãoSe você reparar o formato do bebê, sua cabeça e seu corpo já estão em tamanhos muito mais proporcional. Detalhes como os dedinhos, a boca e o nariz podem ser facilmente vistos na ultra-som. É possível mesmo fazer fotos do rostinho do bebê.

Seu filho não pára de crescer. O esqueleto dele é feito de uma cartilagem flexível que se enrijecer até seu nascimento. Na décima sétima semana de gestação, a medula do bebê começa a ser protegida por uma substância chamada mielina.

 

A mãe na décima sétima semana de gestação

 

A futura mãe consegue sentir diversos movimentos que o bebê faz no útero durante a décima sétima semana de gestação. As grávidas com excesso de peso demoram mais a começar a sentir esses movimentos, já as muito magras podem senti-los mais cedo, parecendo com a sensação de gazes.

É normal que a grávida se sinta um pouco desequilibrada conforme a barriga vai crescendo. Se isso acontecer durante a décima sétima semana de gestação, a explicação é simples: o centro de gravidade da mulher muda por causa do crescimento do útero. Para evitar acidentes e mesmo se cansar, evite usar sapatos muito altos. Prefira os que te deixem confortável e segura.

Os seios também estão crescendo. É que seus hormônios já começam a trabalhar pela futura produção de leite materno, importante alimento do bebê. Pode ser que você precise começar a pensar em comprar novos sutiãs.

 

Confira a série completa “Gravidez semana a semana”:

Gravidez semana a semana: primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sétima semana de gestação

Gravidez semana a semana: oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: nona semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima sexta semana de gestação