Clínica Geral

Hipersensibilidade: sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 22/02/2014

A hipersensibilidade refere-se à alteração de um tecido causada por uma resposta imune que ocorre de forma exagerada ou inapropriada. As reações de hipersensibilidade são respostas imunes protetoras que algumas vezes resultam em reações inflamatórias e dano tecidual.

As doenças  de hipersensibilidade são classificadas baseadas no mecanismo imunológico principal que é responsável pela lesão tecidual e a doença.

Hipersensibilidade do tipo l

 

hipersensibilidade

Esta é a hipersensibilidade imediata, mais comum, uma reação rápida da musculatura lisa e vascular, mediada por lgE e pelos mastocitos. Ela é geralmente seguida por uma reação tardia, uma inflamação que acontece em alguns pacientes quando encontra com certos antígenos estranhos,  que foram expostos previamente. Estas reações de hipersensibilidade do tipo l são chamadas de alergia ou atopia. Normalmente ela se manifesta por febre, alergia aos alimentos, asma, anafilaxia.

O tratamento sintomático deste tipo de reação pode ser feito através de antagonistas fisiológicos da histamina (vasoconstritores) ou antagonistas farmacológicos ( bloqueadores de receptores histamínicos).

Procure um médico imediatamente, o tratamento inclui administrar epinefrina imediatamente e começar fluidos intravenosos, que devem ser administrados de forma rápida.

Hipersensibilidade do tipo ll

Ao se ligarem aos antígenos-alvos nas células e nos tecidos, os anticorpos, além da lgE, podem causar doenças. Os anticorpos podem se depositar em tecidos que apresente um antígeno relevante. Estes anticorpos, geralmente, causam doenças específicas para um tecido em particular.

Na maioria dos casos, os anticorpos que causam doenças são anticorpos contra antígenos próprios. A produção de auto-anticorpos causa uma falha da auto-tolerância. Exemplos de doenças resultadas por antígenos microbianos que possuem uma reação cruzada com um antígeno do organismo são a febre reumática e glomerulonefrite estreptocócica.

Outros exemplos de doenças relacionadas a hipersensibilidade do tipo ll são: doença hemofílica do recém -nascido, doença de Graves e Miastenia gravis.

Hipersensibilidade do tipo lll

Doença causada por complexos imunes  que se depositam nos tecidos ,são formados por anticorpos. Os complexos imunes se depositam nos vasos sanguíneos em locais como ramificações dos vasos ou de alta pressão, glomérulos renais. Por esta razão, as doenças causadas pela hipersensibilidade do tipo lll tendem a ser sistêmicas e, normalmente, manifestam-se como uma extensa vasculhe, artrite e nefrite. O depósito de complexos imunes acontece quando há infecções persistentes, doenças auto-imunes e antígenos inalados.

As estruturas mais afetadas por estes processos são as articulações ( artrites), o fígado, os rins (nefrites) e os vasos sanguíneos.

hipersensibilidade

Hipersensibilidade do tipo IV

Doença causada por linfócito T, a maioria das doenças deste tipo aparenta ser causada por autoimunidade. As reações auto-imunes acontecem contra os antígenos celulares com distribuição tecidual restrita. Por isso, elas tendem a ser limitadas a uns poucos órgãos, e não são usualmente sistêmicas. As lesão tecidual também pode acompanhar as respostas usuais das células T aos micróbios. Um exemplo é a tuberculose, onde há uma resposta imune mediada pela célula T contra o M. tuberculose.

As doenças mediadas por linfócitos T aparecem normalmente após 48-72 horas da exposição antigênica e por esta razão são chamadas de reações retardadas. Outro exemplo deste tipo de reação são as dermatites de contato.

 

Saiba mais:

Alergia nos olhos: entenda porque acontece

O que fazer em caso de alergia à picada de inseto

Como saber se você tem alergia?

Saiba tudo sobre alergia a tecido

Tudo o que você precisa saber sobre asma

Dermatite de contato: sintomas, causas e tratamento

Mito ou verdade: ter animais domésticos diminui risco de alergia