Medicamentos

Saiba mais sobre a nebulização para sinusite

Por Redação Doutíssima 22/02/2014

A nebulização é algo que traz um grande alívio para quem sofre de sinusite, mas vale lembrar que é preciso tomar alguns cuidados para surtir um bom efeito

nebulização para sinusite

A sinusite está presente na vida de milhares de brasileiros que infelizmente não sabem lidar com o problema. Poucas pessoas se interessam pela questão, buscam informações para saberem do que se trata e como cuidar melhor da sinusite.

Geralmente, as pessoas que sofrem com alergias estão mais suscetíveis à sinusite, pois elas poderão ter de forma mais fácil algum tipo de infecção nas vias aéreas superiores, inclusive a sinusite. Quem tem alergia, geralmente acumula mais secreção nasal, o que torna bem mais propício o surgimento de uma infecção bacteriana secundária. Controlar e evitar a alergia é uma forma de combater a sinusite. Manter-se hidratado também é uma ótima forma de combater a sinusite.

O ideal é beber 2 litros de água por dia, mas você também pode investir nos sucos naturais. Soluções nasais, tão comuns nas farmácias também podem ajudar a aliviar os sintomas principais. Um cuidado a ser tomado é quanto aos sintomas da sinusite, pois eles são facilmente confundidos com refluxo gastro-esofágico, enxaqueca, rinite alérgica, entre outras.

Nebulização para sinusite: Medicações

nebulização para sinusite

Medicações nasais são sempre recomendadas no combate à sinusite mas nem sempre conseguem chegar às cavidades mais profundas e acabam não surtindo o efeito esperado. Neste caso, a nebulização poderá ser a melhor saída para o problema!

O nebulizador é um equipamento que permite a conversão de alguns medicamentos em uma espécie de aerosol, que será inalado pelo paciente, atingindo assim as regiões mais profundas e proporcionando um efeito bem mais satisfatório.

A nebulização para sinusite é altamente indicada tanto para a sinusite aguda como também para a crônica, podendo ser feita de 2 a 3 vezes ao dia, por um tempo estimado de até 20 minutos. O mais indicado é que a nebulização seja feita logo pela manhã ou à noite, antes de se deitar. A nebulização poderá ser feita com solo fisiológico, coloque no nebulizador 10 ml de soro fisiológico e posicione a máscara no rosto para respirar este ar.

Mantenha os olhos fechados e procure ficar sentado de forma bastante confortável para que possa relaxar, pois isto contribui para um melhor efeito. Faça a nebulização até o soro acabar por completo. Sempre evite fazer a nebulização deitado, para não aspirar as secreções. Quem tem sinusite irá encontrar grande ajuda na nebulização, que alivia todo o processo inflamatório, desobstrui as vias respiratórias facilitando assim, a respiração. A nebulização ainda ajuda a umidificar as vias aéreas superiores.

Saiba Mais

Sinusite aguda: Sintomas, causas e tratamento

Cura da sinusite: É possível? O que fazer?

Sinusite alérgica: Sintomas, causas e tratamento

Aprenda fazer um remédio caseiro para sinusite

Saiba mais sobre a rinite alérgica (febre do feno): Sintomas e tratamento

Aprenda fazer um remédio caseiro contra sinusite