Clínica Geral

Tosse e coriza: conheça as principais causas

Por Redação Doutíssima 22/02/2014

tosse e corizaSabe aquela tosse que começa de repente e que você não sabe de onde vem? Ou então o nariz que começa a ficar entupido por causa da gripe? O dia vai passando e lá se vão aspirinas e caixas de lenços para tentar conter a dor de cabeça, tosse e coriza.

Tosse e coriza geralmente aparecem durante as mudanças de estação e são sintomas típicos de gripes e resfriados, mas, elas também podem ser causadas por alergias.

Quer saber mais sobre tosse e coriza?

Confira as dicas do Doutíssima:

O que é a tosse

 

A tosse é um mecanismo de defesa que o sistema imunológico usa para limpar as vias respiratórias.

 

Tipos de tosse

 

Os tipos de tosse variam de acordo com a intensidade e tempo de permanência. De acordo com Sistema Único de Saúde (SUS), a tosse que dura mais de 20 dias deve ser investigada, pois, ela pode ser um sintoma de doenças como a asma e até câncer de pulmão. A tosse é considerada crônica se ela permanecer por mais de 3 semanas.
Então, atenção aos sintomas. Conheça os tipos de tosse:

Tosse persistente: Ela tem esse nome, pois, é um tipo de tosse prolongada e muitas vezes é difícil diagnosticar sua causa, grande parte das pessoas sofre de tosse persistente devido à virose das vias respiratórias.

Tosse com expectoração: A tosse com catarro geralmente é um sintoma de infecções respiratórias como gripes, sinusite e pneumonia.

Tosse seca: A tosse seca é aquela que não vem acompanhada de catarro. Ela normalmente ocorre devido à alergias, asma, exposição à fumaça e substâncias químicas, etc.

Tosse com sangue: Este tipo de tosse é grave e deve ser analisada por um médico para que a sua causa seja identificada. A tosse acompanhada por sangue geralmente ocorre devido a tumores na laringe, bronquite, vasculites,endometriose pulmonar, etc.

 

O que é a coriza?

 

A coriza é um corrimento nasal transparente ou amarelado que ocorre devido à inflamação das fossas nasais. As principais causas da coriza são alergias e vírus. Se a coriza não for tratada, ela pode trazer consequências mais graves como a sinusite e bronquite.

 

tosse e coriza

Tratamento para tosse e coriza

 

O tratamento de tosse e coriza é feito à base de xaropes e remédios receitados pelo médico. É fundamental fazer uso da medicação adequada seguindo as instruções e posologias recomendados para não gerar doenças mais graves como a pneumonia. Uma outra maneira de conter a tosse e a coriza é fazer uso de remédios caseiros, pois, eles proporcionam alívio à tosse e coriza. Uma maneira eficaz para combater tosse e coriza é o cha de cebola. Anote a receita:

 

cha

 

Receita de chá de cebola

 

Ingredientes:

– 1 cebola pequena ralada

– 1 xícara (chá) de água

– Mel a gosto

Modo de preparo

Em uma panela adicione a água e a cebola ralada e deixe ferver por alguns minutos. Desligue e coe a mistura. Em seguida, é só adicionar mel. Tome 1 xícara do chá de cebola 3 vezes por dia.

 

Alguns conselhos para tratar tosse e coriza

 

– Beba bastante líquido durante o dia e evite bebidas geladas

– Quando sair de casa, proteja-se contra o frio para evitar que a tosse e a coriza piorem
– Consuma alimentos com vitamina C para reforçar as defesas do organismo e aliviar a coriza
– Se você já tiver tomado remédios e mesmo assim a tosse persistir, procure um médico

 

Saiba mais:

 

Como se livrar da coriza constante

5 Remédios naturais contra gripe e resfriado

Como curar naturalmente um resfriado

Como funciona a vacina contra a gripe

Gripe: doença aguda que acomete as vias respiratórias

3 Receitas caseiras para aliviar a tosse

Como acabar com a tosse seca