Especialidades

Alergia nas mãos: causas, sintomas e tratamentos

Por Redação Doutíssima 24/02/2014

Suas mãos têm apresentado coceira, vermelhidão ou outros sintomas desagradáveis? Ter alergia nas mãos não é nada agradável e pode gerar problemas principalmente para quem trabalha em contato direto com o agente causador da alergia.

Entenda porque a alergia nas mãos acontece e saiba mais sobre como tratá-la:

alergia nas mãos
Foto: iStock/GettyImages

A alergia nas mãos é um tipo de dermatite de contato. Ela ocorre quando a nossa pele entra em contato com algum tipo de substância irritante ou alérgena. Podemos notar a alergia através de vermelhidão e coceira nas mãos.

alergia nas mãos
Foto: iStock/GettyImages

As principais causas da alergia nas mãos são o contato com produtos como sabão, detergentes e produtos de limpeza, ela também pode ser causada por bijuterias, tatuagens de henna, solventes e tintas. Normalmente a reação alérgica nem sempre acontece de imediato. Ela pode surgir de 24 a 48 horas após o contato com o agente alérgeno.

alergia nas mãos
Foto: iStock/GettyImages

Sintomas: quando a pele entra em contato com o agente que ocasiona a alergia, os sintomas mais comuns são vermelhidão, coceira, inchaço, descamação, sensação de queimação e em alguns casos podem aparecer bolhas nas mãos. Assim que forem notados os sintomas de alergia nas mãos, é preciso procurar um médico que vai indicar o tratamento correto para impedir que ela se espalhe.

alergia nas mãos
Foto: iStock/GettyImages

Itching In A Woman

sintomas de alergia
Foto: iStock/GettyImages

Tratamento: a primeira coisa a se fazer para tratar a alergia nas mãos é identificar qual o elemento responsável por ela. Se você desconhece a causa, o ideal é procurar um dermatologista que vai te fazer passar por alguns testes para descobrir à quais agentes à sua pele é sensível. O dermatologista também vai se basear no seu histórico à alergias e é claro na aparência da sua pele.

alergia nas mãos
Foto: iStock/GettyImages

Para aliviar a ardência e os sintomas causados pela alergia, o médico pode receitar algum creme anti-inflamatório com corticosteroides. Além disso, ele vai te orientar a tomar algumas medidas importantes para conter a inflamação, uma delas é lavar as mãos com frequência durante o dia para eliminar possíveis restos da substância alérgena, se for usar sabonete, opte pelos neutros e sem perfume.

Cremes e óleos à base de vaselina também ajudam a hidratar e a aliviar os sintomas da alergia nas mãos.

Evite ao máximo o contato com a substância alérgena. Se você tem alergia ao detergente por exemplo,  mas precisa utilizá-lo diariamente, o ideal é fazer uso de acessórios de proteção como luvas. Caso as suas mãos também apresentem sensibilidade à borracha, você pode utilizar luvas de algodão.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!