Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: décima oitava semana de gestação

Por Redação Doutíssima 24/02/2014

décima oitava semana de gestaçãoSua gestação está de vento em polpa. As gestantes que tiveram um começo de gestação crítica, já podem comemorar chegar à décima oitava semana de gestação, pois nessa fase normalmente tudo está estabilizado e você já está às portas da metade da gravidez.

O começo é também complicado pelos sintomas, dúvidas, as preparações, toda a novidade que envolve uma gravidez. Por isso, muitas mulheres não conseguem curtir seus maridos e vice-versa durante o princípio da gravidez. A boa notícia é que na décima oitava semana de gestação, tudo está mais tranquilo, e mesmo com a barriga (que ainda está num tamanho pequeno), vocês podem se curtir em casal. Pensem que em breve o bebê terá toda a atenção de vocês, então aproveitem esse período de espera.

 

O desenvolvimento do bebê na décima oitava semana de gestação

 

Parabéns mamãe! Seu bebe atinge os 14 centímetros de tamanho na décima oitava semana de gestação, contando do alto da cabeça até o bumbum, e já pesa quase 200 gramas. Se você observar o bebê durante um ultra-som na décima oitava semana de gestação, seu peito imita o movimento da respiração. Na verdade, o bebê não inspira ar ainda mas sim o líquido amniótico presente no útero materno.

décima oitava semana de gestaçãoÀ partir da décima oitava semana de gestação, até a vigésima segunda, seu médico poderá pedir uma ultrassonografia morfológica. Essa ultra-som dá mais detalhes do crescimento e do desenvolvimento do bebê, podendo detectar sinais de problemas congênitos, avaliar a placenta e o cordão umbilical e ainda verificar se a idade gestacional está correta.

Leve seu parceiro ou familiares com você durante esse exame. É muito comum que vocês possam ver o bebê se mexendo muito, dando chutes, chupando o dedo e fazendo movimentos de pegar. Os ultrassonografistas costumam dar fotos do bebê para a futura mãe guardar de lembrança.

 

A mamãe na décima oitava semana de gestação

A décima oitava semana de gestação marca o começo do desconforto da gestante na hora de dormir. A barriga começa a incomodar já que não para de crescer. Mas é natural que você leve um tempinho para se acostumar, principalmente se é acostumada a dormir de bruços. Aos poucos as posições laterais vão ficando mais confortáveis e você não terá mais problemas para dormir.

Já dissemos em outros artigos que os seios da gestante estão inchando. Assim também os pés irão inchar em algum momento. Por isso comece a providenciar novos sapatos, de preferência com salo baixo e um número maior do que o seu, para você ficar bastante confortável e que dure toda a gestação. A barriga vai crescendo e talvez a gestante comece a achar que vai acabar precisando comprar roupas novas a cada semana! Mas na décima oitava semana de gestação, sua barriga está ainda pequena. A dica é comprar novas peças mensalmente, assim você não vai gastar muito dinheiro de uma vez e se sentirá bonita e renovada com frequência.

 

Confira a série completa “Gravidez semana a semana”:

Gravidez semana a semana: primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sétima semana de gestação

Gravidez semana a semana: oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: nona semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima sexta semana de gestação