Nutrição

Mito ou verdade: café verde emagrece

Por Redação Doutíssima 24/02/2014

A dieta nova da vez é apostar no café verde.Não, não é apenas mais um mito, estudos concluíram que os grãos de café não torrados ajudam no processo de emagrecimento. Entenda melhor esta novidade e veja a opinião dos especialistas.

café verde

O café verde é o grão que não passou pelo processo de torrefação – a etapa onde a bebida ganha aroma e sabor agradáveis para a degustação. O extrato do fruto natural não é muito gostoso, no entanto, ele é consumido através de cápsulas encontradas em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

O café verde possui uma dose um pouco maior de cafeína e alta concentração de ácido clorogênico, elemento que se perde durante o processo de torrefação que o café preto normalmente passa. É essa substância a responsável pelo emagrecimento.

Um estudo realizado na Universidade de Scranton, nos Estados Unidos no ano passado, ingerir três cápsulas de 400mg diariamente – 30 minutos antes de cada refeição – reduz em até 10% o peso corporal em cerca de dois meses. Em teoria, por exemplo, uma mulher que pesa 60 quilos poderia perder até 6 quilos em dois meses graças ao consumo do extrato de café verde.

Benefícios do café verde

De acordo com a endocrinologista Dra. Tatiana Cunha, o café verde além de promover a oxidação de gorduras corporais e facilitar sua eliminação, ele traz também muita disposição, pela característica de inibir as adenosinas, substâncias responsáveis por estimular o sono.

O café verde possui uma grande quantidade de antioxidantes, que limpam as células e ajudam o nosso organismo funcionar melhor. O grão tem ainda uma média de 15% de proteína, além de aminoácidos como ácido glutâmico, ácido aspártico e leucina.

café verde

O café verde possui também duas vezes mais ácido clorogênico, ele diminui a absorção de glicose no intestino, causando diminuição da enzima responsável pela liberação de açucares do fígado para a corrente sanguínea. Portanto, o café verde pode combater a diabetes.

O uso das cápsulas é contraindicado para as pessoas que sofrem de hipertensão, tendência ao nervosismo, hipertireoidismo, gastrite crônica, úlceras gastroduodenais e problemas hepáticos e reumáticos.O café é famoso por atingir as pessoas com problemas estomacais.

Pacientes que sofrem de doenças neurológicas como depressão e ansiedade, devem realizar um acompanhamento por um psicólogo conjunto com com psiquiatra se optar consumir o café verde.

O consumo do café verde não é recomendado antes do jantar, no período da noite, uma vez que pode atrapalhar o sono do paciente.

Lembrando que cada organismo reage de uma maneira com a substância, portanto o certo é sempre consultar um médico antes de iniciar o consumo.

https://www.youtube.com/watch?v=ISDNiS2PZsY

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais: