Esporte

Para o pós Carnaval: desintoxique o corpo e a mente com o Chi Kung

Por Redação Doutíssima 24/02/2014

Chi Kung

Depois das festas de fim de ano e com o Carnaval logo mais, os exageros se acumulam entre comilanças e cervejas – assim como as toxinas – e tanta festa parece gastar todas nossas energias… E se nós aprendêssemos a fazer circular novamente essa energia para desintoxicar nosso corpo e nosso espírito? É um bom momento para conhecer o Chi Kung, um conjunto de técnicas ancestrais chinesas que atrai adeptos aos parques da cidade.

 

Saiba mais sobre o Chi Kung

Uma pequena introdução para aqueles que não conhecem os ideogramas chineses: “chi” pode ser traduzido como respiração e energia, e “kung” designa tanto o trabalho e o meio utilizado quanto o domínio, o objetivo buscado. Então o Chi Kung, ou o “trabalho de energia”, agrupa um conjunto de práticas energéticas que visam o florescimento individual e o bem-estar, a serviço da saúde e da harmonia entre o corpo e o espírito, assim como o equilíbrio geral entre as partes do corpo e os sistemas que as compõem.
“As técnicas podem ser praticadas o ano todo, mas é principalmente aconselhado fazê-lo na primavera, pois, no ciclo das estações, esta corresponde à energia do fígado, do qual se precisa liberar o que está estagnado. É necessário também ajudar a e eliminar os resíduos e agir igualmente no sistema digestivo, para eliminar melhor as toxinas”, explica Dominique Casays, fisioterapeuta especializado em massagem chinesa e presidente do instituto francês Temps du Corps e da Federação Francesa de Chi Kung e das Artes Energéticas.
O mais simples é começar por um trabalho de respiração para purificar os tecidos. Inspire pelo nariz, expire pelo nariz ou pela boca, fazendo a respiração abdominal: encha a barriga ao inspirar e contraia ao expirar, massageando os órgãos. Os mais experientes podem optar pela respiração inversa, mais tonificante, que consiste em inspirar contraindo o períneo e ligeiramente o círculo abdominal e o diafragma a fim de criar uma pequena pressão no ventre que conduz a energia, e expirar relaxando tudo suavemente para espalhá-la pelo ventre.
O trabalho de respiração pode ser praticado sozinho ou acompanhado de movimentos lentos calcados nos trajetos dos meridianos de energia (Tao Yin). Ele pode ser feito em qualquer hora em que houver tempo para uma pausa: sentado, em pé, esperando o metrô ou o trem, de preferência duas vezes ao dia.
Casays aconselha terminar os exercícios de respiração desintoxicantes à noite, ao se deitar. Alongado, respire mais profundamente, sem forçar, com as mãos sobre as costelas inferiores, de cada lado do estômago, uma próxima ao fígado e outra próxima ao baço e se massageie com pequenos movimentos circulares.
“A percepção das mãos já traz uma sensação à região; ao inspirar, levamos a energia para a região do fígado e, ao expirar, imaginamos tudo se relaxar internamente. Isso permite ao fígado, que se torna reservatório de sangue à noite, que relaxe e tenha melhores condições de executar sua operação de limpeza”. De quebra, o exercício detox também ajuda no sono.

Leia também:

Faça uma dieta detox após Carnaval

6 Sucos altamente desintoxicantes

Dieta após extravagâncias