Cabelos

Aprenda a fazer você mesma um fascinator de cabelos

Por Redação Doutíssima 26/02/2014

O Fascinator, acessório criado no século 17, voltou à moda nos últimos anos. O acessório possui modelos que vão de chapéus com véu a tiaras decoradas, é se tornou popular em looks de casamento e na cabeça de mulheres que gostam de estar sempre na moda. Os modelos são infintos, e podem variar de acordo com o gosto de cada mulher: eles podem ser pequenos e leves, com véus delicados, ou grandes e coloridos, cobertos de penas e materiais extravagantes. Independente do modelo, cor ou material usado, os fascinators acrescentam um toque fino e elegante a qualquer look.

Flávia Ferreira, designer de acessórios no Rio de Janeiro, dá a dica: “O fascinator tradicional é feito com plumas e penas gigantes. Como elas são caras e não são apreciadas pelas brasileiras, adapto o acessório com materiais bem simples. Para festas e eventos noturnos, gosto de trabalhar com tecidos como organza, cetim e tafetá. São opções chiques! Tenho um truque: queimo as bordinhas do tecido para evitar que ele desfie. Na produção, dá para brincar com materiais como tule, plumas, penas falsas, pedrarias, contas, miçangas e fitas variadas. O fascinator pode ser preso nos cabelos com fivelas, tiaras fininhas, grampos ou pentinhos. Sai bem em conta e vende que é uma maravilha!”.

Gustavo Sarti, consultor de moda da TV Record, dá dicas para você usar o acessório sem tornar o look brega:

Bom-senso de acordo com a ocasião: as peças mais sofisticadas, com brilhos, tules, rendas e pedrarias, devem ser colocadas sobre penteados e usadas apenas em festas formais, como casamentos. Nessas ocasiões, dispense brilho e bordado na roupa.

Escolha quem manda: aqui no Brasil não é preciso combinar a cor dele com a da roupa. A regra é destacar apenas uma peça no look. Anote a dica: enfeite colorido combina com roupa de cor neutra.

Moderação no trabalho: para usar o acessório no dia a dia, invista em modelos com flores, laços e penas pequenas, bem discretos. Esses modelos dispensam penteados. Use como tiara.

Romântica na medida: um modelo mais delicado, de cor clara, com laço e flor, fica lindo com um vestido leve, sapato baixo, jeans e blusa com renda. É a combinação ideal para o passeio com o amado ou um almoço de trabalho.

Na balada com glamour: guarde uma peça elaborada, cheia de penas e cores, para arrasar na balada. Nessa ocasião, é permitido!

Look de inverno: combine o acessório com uma gola volumosa. Prenda o acessório nos fios com uma trança ou rabo de cavalo.

 

Fazendo o seu próprio fascinator

 

Os fascinators geralmente são feitos de flores, penas, tecidos, miçangas ou uma combinação destes materiais. Para começar, um pedaço de tecido ou de feltro é colado num prendedor de cabelo resistente (tiara ou pente). Em seguida, os materiais decorativos escolhidos são costurados ou colados na base e nas partes visíveis do prendedor.

Separamos alguns tutoriais para ajudar você a fazer o seu próprio fascinator com sucesso. Confira:

 

Inspire-se!

 

 

fascinator fascinator da Kate fascinator para noiva fascinator para noiva 2 fascinator pavão fascinator casamento casamento 3 fascinator simples fascinator noiva fascinator flores fascinator vermelho fascinator Kate 2 fascinator simplesfascinator fascinator fascinator fascinator fascinator

 

Saiba mais:

12 Acessórios para cabelo que você precisa ter em casa

6 Penteados para cabelos curtos

9 Belíssimos penteados para cabelos compridos

3 Penteados para festa super fáceis de fazer

9 Penteados glamurosos com fivela

7 Penteados arrasadores para a balada

8 Penteados para Formatura Cabelos Cacheados