Dança

Aproveite o carnaval e emagreça com aulas de samba

Por Redação Doutíssima 26/02/2014

Para quem nasceu no Brasil e é fã de samba, já deve saber o quanto é bom misturar exercício e diversão e poder sambar e emagrecer ao mesmo tempo. Com a aproximação do carnaval, os cursos de samba são uma ótima escolha para entrar no clima da festa e perder aqueles quilinhos a mais.

 

Pensando nisso, as academias preparam aulas específicas que juntam o gingado brasileiro com a queima de calorias. Existem duas modalidades, o samba fit e o samba fitness. A professora e ex-passista Carla Campos, famosa por acompanhar os preparativos das rainhas de bateria como Luiza Bruenet, a ex miss Nathália Guimarães e Gracyane Barbosa criou a aula de samba fit em 1998 e conta mais sobre as aulas de samba.

 

aulas de samba

 

 

O exercício além de trabalhar muito o abdome, glúteos, coxa e panturrilha, ele ajuda a estabilizar um condicionamento físico e chega a queimar até 500 calorias por sessão. Segundo Carla, “A quantidade depende do aluno e da intensidade que ele realiza os exercícios”.

 

Aulas de samba passo a passo

 

A professora de samba divide as aulas de samba em cinco etapas. Cada sessão dura em média uma hora. Na primeira fase, os alunos aprendem os passos básicos e os ritmos. Depois de algumas aulas básicas, a intensidade aumenta e os passos dos sambas-enredos são ensinados.  “Essa é a parte samba no pé. Tem horas que deixo os alunos livres, para mostrar o que sabem”, diz Carla. E para finalizar, as aulas terminam com a prática de 10 minutos de abdominal e alongamento final.

 

O material básico para a aula é uma sandália de plataforma iguais as das passistas, que possui um ferro na sola para aumentar a estabilidade durante as coreografias. Quem não gosta de sandálias plataformas, pode utilizar sapatilhas feitas para dança. “O tênis é proibido na aula de samba. Além de ser pesado, trava no chão e pode até causar lesões no joelho. As sandálias normais também não são recomendadas, pois são instáveis”.

 

Durante a aula, os alunos aprendem a coreografia completa, incluindo todos os movimentos que vemos as rainhas de bateria realizarem na avenida. As aulas de samba ensinam a sambar com graciosidade, sem vulgaridade no espírito dos desfiles de carnaval.

 

 

aula de samba

As aulas de samba ajudam a perder peso.

 

As turmas são formadas por pessoas de todas as idades e sexo e não tem contra-indicação. A maioria dos alunos são mulheres, mas alguns homens já descobriram os benefícios das aulas de samba também.

 

Elas são excelentes para trabalhar a autoestima, já que a dança trabalha a inibição e é uma alternativa de escape e descontração no meio da vida cotidiana. Segundo a professora, a aula faz tanto sucesso com o público que elas acontecem o ano inteiro e não somente nos meses que antecedem o carnaval, apesar da procura ser maior.