Saúde

‘Ideia de que teremos um mundo sem drogas é ridícula’, diz neuropsiquiatra

Por Redação Doutíssima 26/02/2014

mundo sem drogas

Nos anos 80, os Estados Unidos viveram uma epidemia de crack que deixou marcas profundas; leis draconianas impuseram longas penas de prisão para os usuários da droga, negros em sua maioria. As penas foram atenuadas, mas ainda são rigorosas. Hoje, um em cada três jovens negros terá problema com a lei e passará algum tempo preso.

Este quadro levou o neuropsiquiatria Carl Hart a propor que a cocaína, em forma de pó ou de crack, seja descriminalizada, assim como as outras drogas pesadas. “Todo dinheiro que é investido, pelo menos aqui nos Estados Unidos, no controle das drogas não está reduzindo os índices de consumo. A ideia de que teremos um mundo sem drogas é ridícula”, afirma o especialista, que ressalta que – mesmo com o uso liberado – a venda continuaria ilegal.

No livro ‘High price’, Hart mostra o alto preço que a comunidade negra teve que pagar na chamada guerra às drogas. Para ele, as substâncias em si não são o problema, e sim a pobreza e a discriminação racial. “Um dos maiores desafios é a tendência a se concentrar nas drogas em si, como se elas fossem más. Isto está muito longe de ser verdade. Fatores ambientais determinam se alguém terá uma experiência boa ou ruim com as drogas. Quero que as pessoas parem de se concentrar nas drogas e passem a se preocupar com as pessoas e seu ambiente”, explica.

 

Fonte: Globo News

 

Veja mais:

Os efeitos das drogas nos dentes

15 sinais de dependência as drogas

Drogas, pobreza e violência: saiba mais a partir da análise de um caso

Como combater efeitos no organismo do consumo excessivo de álcool 

Uso abusivo de álcool leva ao divórcio, a menos que ambos os parceiros sejam alcoólatras

6 Mitos sobre o álcool desmascarados

Problemas bucais provocados pelo vício do álcool