Especialidades

Mito ou Verdade: sal para pressão baixa faz bem?

Por Redação Doutíssima 26/02/2014

Todos nós já ouvimos dizer que para ajudar uma pessoa rapidamente com queda de pressão colocar uma pitadinha de sal embaixo da língua ajuda, mas será que é verdade?

A falta de informação sobre como tratar a pressão baixa ainda prejudica muitas pessoas que podem vir a passar mal ou até mesmo desmaiar quando a pressão arterial diminui. A pressão baixa deixou de ser vista como doença e atualmente cardiologistas afirmam que ela pode ser tratada de maneira bem simples, com mudanças de hábitos e ajustes de comportamento.Não há a necessidade de remédios para a correção. Mas especialistas afirmam que essa pitadinha de sal para pressão baixa não é a solução.

O efeito do sal para a pressão baixa:

sal para pressão baixa

A famosa pitadinha de sal para pressão baixa embaixo da língua não é aconselhada por médicos. Eles explicam que a eficácia desse sal é lenta e pode chegar a demorar até 2 dias para ser absorvida e conseguir aumentar um pouco a pressão sanguínea.Antes de que o sal para pressão baixa faça algum efeito na pressão arterial, ele retém todos os líquidos do corpo. Por isso acaba sendo um processo lento.

É verdade que o sal ajuda a aumentar a pressão arterial. O indicado para as pessoas que sofrem com a pressão baixa é aumentar o consumo diário do sal.Mas essa medida só tem efeito à longo prazo e por isso deve ser tomada com muito cuidado pois o aumento excessivo do consumo do sal pode gerar problemas futuros como o aumento de pressão, gerando a hipertensão.

Deixando de lado a dica do sal para pressão baixa o ideal a fazer quando alguém está com a pressão baixa e você sente que ele pode desmaiar, é deitar a pessoa no chão e com as pernas mais elevadas que o resto do corpo. Isso vai ajudar o sangue a fluir mais rapidamente para o coração e o cérebro e o mal estar causado pela pressão baixa vai desaparecer em pouco tempo.

sal para pressão baixa

 

Outras opções rápidas e simples de socorro imediato mais eficazes do que o sal para pressão baixa, são:

– Sentar o individuo num lugar fresco e arejado.

– Afrouxar suar roupas.

Também, ao invés de carregar saches de sal para pressão baixa, ande sempre com alimentos e uma garrafinha de água na bolsa. Assim você pode fazer pequenas refeições com intervalos entre 2 e 3 horas, transformando isso em um hábito diário super eficaz contra a pressão baixa.

 

 

Saiba mais:

Pressão arterial pode estar associada ao mal de Alzheimer

1 copo de suco de beterraba é suficiente para reduzir a pressão arterial

Saiba mais sobre a pressão arterial na gravidez

Alimentação saudável: dicas rápidas

4 medidas que podem salvar a sua vida

Conheça o aplicativo de primeiros socorros do Dr. Drauzio Varella que pode salvar vidas

Você conhece os aplicativos de dietas para celular?