Clínica Geral

Saiba mais sobre a tosse crônica

Por Redação Doutíssima 26/02/2014

Como acontece a tosse crônica?

tosse crônica

A tosse é uma resposta do organismo, cujo objetivo é evitar possíveis infecções. Entretanto, quando ela se prolonga por muito tempo (mais do que oito semanas), a pessoa deve procurar um médico.

A tosse crônica pode ser provocada por inúmeros fatores, tais como: asma, refluxo, gotejamento nasal, entre outros. No primeiro caso, a tosse aparece como único sintoma, podendo causar chiado, ou falta de ar. Quando ela é ocasionando por gotejamento nasal, as secreções escorrem para a parte de trás da garganta, acarretando inflamações e o que chamamos de tosse crônica.

O refluxo também pode trazer este problema, por conta do acido gástrico que retorna ao esôfago. Gripes, pneumonias, bronquite, resfriados, poluição e alguns medicamentos, são outros fatores que causam este incômodo.

tosse crônicaAproximadamente 95% de todos os atendimentos cujo motivo seja tosse e, quando ocorrem simultaneamente, chegam a 61% dos atendimentos do sintoma. Além disso, indivíduos tabagistas ou usuários de medicamentos anti-hipertensivos apresentam uma maior chance de desenvolver tosse crônica.

A doença deve ser tratada de maneira correta, para que não evolua para um quadro ainda mais grave. É importante lembrar que, quanto mais rápido o diagnostico, maiores são as chances do paciente se recuperar. O tratamento deve ser feito com a indicação de medicamentos e repouso. A identificação da tosse crônica é realizada através de exames e da observação dos sintomas apresentados pela pessoa.

Para identificar sua causa pode ser necessário além da anamnese e da observação clínica a realização de uma tomografia computadorizada ou de um raio-x dos seios paranasais. As especialidades mais indicadas para tratar a tosse seca crônica é o otorrinolaringologia e a pneumologia.

Vale lembrar que todo tipo de tosse deve ser investigada, através de avaliação física do paciente e realização de exames específicos, para poder se chegar ao diagnóstico da doença, ou seja, descobrir o que está causando a tosse. A tosse nunca é sintoma isolado de uma doença ou condição, devendo-se investigar o conjunto de sinais e sintomas para se descobrir o que a pessoa realmente tem. Não fique com tosse, procure já o seu pneumologista e faça uma avaliação!

Além da tosse crônica existem mais duas que podem ser longas também, confira quais são:

Tosse aguda

É a tosse que dura por um período de até três semanas. As maiores causas são as infecções virais das vias aéreas superiores (principalmente o resfriado comum), e das vias aéreas inferiores (destaque para as traqueobronquites agudas).

Tosse subaguda

Nesta classificação, enquadra-se a tosse que dura de três a oito semanas, e uma das causas mais comuns deste tipo é a situação de “pós-infecção”, na qual o indivíduo passou por período de infecção respiratória recente.

Saiba Mais

5 Receitas caseiras para curar a tosse

Como acabar com a tosse seca

Tosse e coriza: Conheça as principais causas

Como acalmar a tosse infantil

Xarope contra a tosse: é bom ou não vale a pena?

5 Dicas para melhor lidar com a tosse em casa