Clínica Geral

Tratamento para a anemia: como tratar a falta de ferro

Por Redação Doutíssima 26/02/2014

falta de ferro

Como tratar a falta de ferro?

Em termos científicos, a anemia é caracterizada pela falta de ferro no organismo humano, ocasionando uma diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue. Mas o que isso significa na prática? Por que esta é uma doença que afeta tantas pessoas atualmente? Como podemos fazer para tratá-la e, o melhor, prevení-la? As respostas são simples e preparamos uma lista logo abaixo para que você possa entender tudo sobre ela, podendo até reconhecê-la antes de sua instalação acentuada no organismo.

falta de ferro

1. Coma, é claro, alimentos ricos em ferro

Como vimos, é ele, o ferro (ou melhor, a falta dele) responsável pela chegada da anemia. Para isso, prefira alimentos como salsinha, feijão e açaí. Mas não para por aí: se possível, mescle essas iguarias com outros alimentos ricos em vitamina C, como acerola, laranja, uvas, açaí, jenipapo, damasco, jambo e figo. Além disso, caso esteja achando essa dieta um pouco sem cor & graça, não se preocupe: usando farinha de trigo especial e leite enriquecido seu bolo do final de semana servirá também como elemento de combate à anemia, devido a sua riqueza em ferro. E que tal, então, rechear esse bolo com as frutas acima? Gulodice (para o bem!) garantida.

falta de ferro

2. Evite alimentos que prejudiquem a absorção de ferro

Pode parecer meio óbvio mas acaba que não é: ao evitar alimentos que prejudicam a absorção de ferro você deixará seu organismo mais preparado para, justamente, captar esta substância com mais facilidade em outros alimentos. Será, talvez, um pouco difícil, mas evite: café, chá preto, refrigerantes do tipo cola, chocolate, cerveja e bebidas alcoólicas em geral. Além disso, evite comer alimentos ricos em cálcio, pois eles competirão quanta à absorção de ferro no organismo.

3. Na primeira infância, leite materno

Essa vai para quem tem na família um bebê ainda em fase de amamentação. Estudos indicam que àqueles que consomem o leite materno nesta época são menos atingidos pela chamada anemia ferropriva, justamente esta da qual estamos tratanto neste post, causada pela falta de ferro no organismo. Portanto, seja você o responsável por este bebê ou um amigo/parente próximo, recomende a ingestão de leite materno como uma medida preventiva à longo prazo.

Percebemos, então, a vital importância do elemento ferro no nosso organismo. Ele se trata, de fato, de um dos pilares mais importantes para a nossa saúde, portanto abuse dos alimentos ricos nessa substância e continue evitando aqueles que prejudicam sua absorção completa.

Saiba mais:

Anemia: sintomas e tratamento

Anemia Hemolítica: sintomas, causas e tratamento

Saiba mais sobre os tipos de anemia

Alimentos que combatem a anemia

Aprenda sobre a importância do ferro na sua alimentação

Descubra os sintomas da falta de ferro na sua dieta

Veja a lista completa de alimentos que ajudam a absorver o ferro